› Home  › Notícias  › Notícia

Vencedor da Corrida da Paz do Buritis é exemplo para a juventude

               No último dia 09 de julho foi realizada a Corrida da Paz do Buritis. E, logo na primeira edição a prova foi um sucesso! Centenas de moradores tiraram o tênis do armário e foram para a Avenida Henrique Badaró Portugal, para participarem de uma competição que, mais que uma medalha, o principal era divulgar a saúde através do esporte. E um grande exemplo disto foi o vencedor da categoria máster, senhor Aluízio dos Santos Vasconcelos Moraes, de 72 anos de idade.

            Residente na cidade fluminense de Campos dos Goytacazes, Aluízio veio a Belo Horizonte passar alguns dias na casa de um amigo, que é morador do Buritis, que ciente de sua ligação com o esporte, o convidou a participar da prova. Não só aceitou de prontidão como fez bonito ao cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

            Apaixonado por esportes, Aluízio Moraes já conquistou cerca de 400 medalhas em sua vida, desde competições regionais até internacionais, seja como jogador de futebol, basquete, nadador, corredor ou outras modalidades esportivas. "Foram muitas conquistas, mas não pretendo parar por aí. Enquanto o corpo deixar, vou competir e espero rechear ainda mais a minha prateleira de trofeus e medalhas".

            E estas medalhas podem vir mais uma vez de BH. Apesar de ainda não confirmar presença, Aluízio já demonstrou o desejo de participar da "Volta da Pampulha" no fim do ano. "Competir é uma motivação a mais, mas quem é apenas atleta de fim de semana também está de parabéns. Observei como os moradores do Buritis gostam de correr e isto mostra como o bairro é um ótimo lugar para se viver", que ainda brinca dizendo que quer ver muitos deles competindo em uma corrida na sua cidade de Campos.

            Por fim, o corredor fluminense ressalta o bem enorme provocado pelo esporte, não apenas ao corpo, mas também à mente. "Aconselho aos mais jovens que o esporte enobrece o homem no bem estar físico,mental, social e espiritual, sendo este último o pilar de nossa existência aqui na terra. Sem contar que é uma válvula de escape desses tristes dias de violência que vivemos", reflete.

História militar

            Além de um grande desportista, Aluízio Moraes também é uma bandeira militar do nosso país. Nos anos de 1965 e 1966 foi voluntario do Exército Brasileiro e serviu como soldado no conceituado Batalhão de Suez no 17º contingente da Missão de Paz da ONU, onde, junto com outros brasileiros desse mesmo batalhão, conquistou o Prêmio Nobel da Paz em 1988.

            Em 1994 fundou na cidade natal, a Associação dos Militares do Batalhão Suez e, em 2010, a Associação dos Ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. Atualmente é o presidente das duas entidades.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880