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Atividades físicas devem ser mantidas durante o frio

          Manter as atividades físicas durante este período de baixas temperaturas é bem mais difícil e desanimador do que no verão. O tempo frio tende a nos levar mais ao sedentarismo e ao maior consumo de alimentos calóricos. A conseqüência disso, um provável e indesejado aumento de peso. Apesar de ter tido uma melhora nos últimos anos, ainda é considerável a queda no número de alunos que frequentam as academias durante esta época do ano. Uma realidade que devemos trabalhar para mudar.

            Levantar da cama e sair das cobertas em época de frio, para alguns não há nenhum problema, mas para muitos outros é algo inimaginável. Porém, usar o clima como fator determinante na hora do treino não é bom. A atividade física deve ser realizada tanto no frio quanto no calor, a não ser que não esteja esperando resultados.

            Educador Físico da Academia A+, Gutemberg Stanner admite que é desencorajador enfrentar as baixas temperaturas para fazer exercícios, mas lembra que é nesta época que se inicia o famoso "projeto verão". Se não houver uma dedicação agora não haverá resultado depois. "Além de não manter a atividade, esta é uma época que se come muito e, na maioria, alimentos calóricos. Exercícios devem ser feitos o ano todo, mas acredito que neste período eles são ainda mais importantes. Sempre digo: quem estoca gordura para o inverno é urso".

            Moradora no Buritis, a fisioterapeuta Patrícia Cardoso é um exemplo de dedicação às atividades físicas, inclusive nas estações de menor temperatura do ano. De acordo com ela, é preciso criar um hábito, só assim não haverá o desânimo para sair de casa. "Eu tenho prazer em sair da cama e ir correr, fazer exercícios. Sou  muito disciplinada, além disto, tenho a consciência de que se ganhar peso depois vai ser muito difícil perder. Tem que ter foco", pontua.

Benefícios

            Queimar um número maior de calorias: No frio, o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto energético. E por isso, temos mais vontade de comer gordura nessa época. Logo, os exercícios podem ajudá-lo a manter o equilíbrio entre peso e alimentação.

            Ajuda a evitar problemas respiratórios: Quem sofre de sinusite ou renite precisa treinar mais, pois o corpo fica mais tempo aquecido, o que evita o acúmulo de secreções na face e pulmões.

            Combate mau humor e depressão: Praticar atividades físicas estimula a liberação de endorfinas, o que causa sensação de prazer, ajudando no humor e combatendo a depressão dos dias mais frios.

            Equilibra o sono: Pesquisas indicam que pessoas que praticam atividades físicas com frequência dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia. Mas cuidado: atividades até duas horas antes de dormir podem dificultar a chegada do sono, por conta dos níveis elevados de adrenalina.

            Além de tudo isso, treinar no frio é mais agradável: não transpiramos tanto, as academias costumam estar mais calmas, e o professor pode dar mais atenção a você.

            O único cuidado que devemos ter ao treinar no frio é levar um agasalho. "Até parece preocupação de mãe, mas tem fundamento: o exercício pode deixar nosso sistema imunológico em baixa, uma vez que nosso corpo requer todos os estoques do organismo para recuperar músculos, tendões e ligamentos que usamos durante a prática da atividade", finaliza Stanner.

 

 
 

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