› Home  › Notícias  › Notícia

Despertando o empreendedorismo

               A escola Vila Buritis está chamando a atenção de sua comunidade escolar com a realização de mais uma ação pioneira, que sempre foi uma das marcas da instituição ao longo dos anos. No final do ano passado, a Vila Buritis fechou uma parceria com a Enterprising UP – Academia de Ideias, para que seus alunos dos 1º e 2º períodos tivessem a matéria Empreendedorismo no ano letivo de 2017. O curso tem o intuito de estimular os jovens a desenvolver habilidades comuns a empreendedores de sucesso como a criatividade, tomada de iniciativa, trabalho em equipe, liderança, educação financeira, dentre outras.

            Desde o mês de fevereiro as crianças estão tendo as aulas de empreendedorismo e a experiência até o momento não poderia ser melhor. A Enterprising UP desenvolveu um programa especial para ser encaixado na grade curricular da Vila Buritis. Os alunos já concluíram o módulo Autoconhecimento e, atualmente, estão fazendo o de Carreiras e Profissões. Ainda estão por vir os módulos Educação Financeira, Criatividade, Trabalho em Equipe e Ética, e as expectativas da coordenação são as melhores possíveis. "As aulas saem completamente do tradicional. As crianças se sentam todas em mesa única para fazerem as atividades e a aula é toda através de dinâmicas, atividades lúdicas e rodas de discussão. Os alunos se divertem bastante, e ao mesmo tempo, desenvolvem competências essenciais para o resto de suas vidas", comenta Maria Beatrix César Barretos, uma das diretoras da instituição.

            A Enterprising UP – Academia de Ideias é a primeira escola de empreendedorismo para crianças e adolescentes do país. Junto com a Vila Buritis o programa trabalha em módulos relacionados ao empreendedorismo, como o autoconhecimento, trabalho em equipe, liderança, criatividade, educação financeira, dentre outros. Nas oficinas, é estimulado nas crianças o espírito empreendedor, desenvolvendo habilidades tais como: a tomada de iniciativa, criatividade, gosto por desafios, perseverança, aprendizado com o erro, entre outros. "Acreditamos que o estímulo do empreendedorismo desde a infância abre para essas crianças um mundo infinito de oportunidades. Durante as aulas elas são desafiadas constantemente a pensar fora da caixa e acabam surpreendendo os professores", ressalta Maria Beatrix.

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880