› Home  › Notícias  › Notícia

Comerciantes do Buritis mostram confiança na melhora da economia

           Com a melhora das condições econômicas e das expectativas para o futuro, a confiança dos comerciantes voltou a crescer e chegou ao maior nível em mais de dois anos. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), chegou a 99,9 pontos no último mês de março, alcançando o maior nível desde 2015. Na série com ajuste sazonal, o aumento mensal foi de 6,4%. Já em relação ao mesmo período de 2016, o crescimento foi de 23,6%, a nona taxa positiva nesta base de comparação.

            A menor pressão sobre os preços do varejo e a taxa de juros em queda são alguns dos fatores que têm estimulado a confiança no comércio. A liberação das contas inativas do FGTS também foi outro aspecto positivo para o resultado da pesquisa.

            No Buritis, o sentimento entre os comerciantes também é de muita confiança na economia. Proprietária da Registro, loja de vestuário feminino, Natália Gonçalves diz que 2017 é um ano de esperança para o comércio, após um longo período tenebroso. "Foi muito difícil. Vi colegas meus de anos de comércio fecharem as portas em 2016 por conta da crise. Aos poucos as coisas estão melhorando. Se comparado este mesmo período de 2017 com os de anos anteriores, as vendas já obtiveram um importante aumento. O sentimento é mesmo de esperança", pontua.

            Dono da Digiplayer, loja de assistência técnica e venda de acessórios eletrônicos, Elton Mota está confiante na retomada da economia, por acreditar que o cliente também está com este pensamento. Com a confiança em alta, o poder de compra aumenta. "Antes da crise os clientes trocavam seus aparelhos. Sem dinheiro, cresceu a procura pelo conserto. Agora, vejo que aos poucos eles estão voltando às compras. Para mim este é um sinal claro da melhora da economia".

            Ainda de acordo com os dados da CNC, as perspectivas de investimento também avançaram no mês de março, alcançando os 84,1 pontos depois de crescer 3,2%. Os comerciantes estão mais otimistas com investimentos na empresa, na contratação de funcionários e na formação de estoques.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880