› Home  › Notícias  › Notícia

Saiba como tratar o seu lixo

             No último mês de fevereiro, o JORNAL DO BURITIS realizou uma promoção junto a seus leitores, e para participar perguntamos a eles o que gostariam que fosse abordado em nossas próximas edições. Um dos temas escolhidos foi a respeito da coleta de lixo no bairro. Muitos moradores se mostram preocupados com a quantidade de lixo que é exposta em calçadas e ruas do Buritis diariamente. Além do mal-cheiro, se tornam um risco para a saúde pública, uma vez que propiciam o aparecimento de pragas urbanas. É preciso que todos os moradores tenham plena consciência de como é feita a coleta no bairro e cumpram com os dias e horários estabelecidos pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), para evitar que o lixo fique muito tempo exposto em áreas públicas.

            Apesar dos inúmeros pedidos feitos nos últimos anos para que o Buritis receba uma coleta de lixo diária, como já existe em bairros bem menos populosos que o nosso, a Prefeitura de BH mantém o recolhimento no bairro três vezes por semana, no caso, às terças, quintas e sábados, a partir das 8h. Desta forma, a orientação é que o lixo seja colocado do lado de fora nestes dias, um pouco antes do início da coleta. Mesmo com o grande número de comércios, as ruas do Buritis, inclusive a Avenida Professor Mário Werneck, são consideradas residenciais e, por isso, seguem com a coleta três vezes por semana.

            Já no que se refere à coleta seletiva, a mesma acontece somente às segundas-feiras, também a partir das 8h. A SLU esclarece ainda que o Buritis recebe este tipo de coleta em parte do bairro.

Como acondicionar o lixo

            Para que o serviço de coleta seja realizado da melhor forma possível, é preciso que os moradores também saibam como acondicionar o seu lixo. Ele deve ser colocado adequadamente em saco plástico, tendo o cuidado de enrolar os vidros em jornais para que não aconteçam acidentes com os garis. O lixo embalado deverá ser colocado no passeio em frente ao estabelecimento ou residência, no horário  e dias citados acima.

            Em relação à coleta seletiva, o lixo deve ser acondicionado em um saco plástico, de preferência claro, e os resíduos (papel, metal, plástico e vidro) higienizados, pois serão doados para uma das cooperativas de catadores, ligadas ao Fórum Municipal Lixo e Cidadania e a Rede Sol.

Coleta ponto a ponto

            Vale ressaltar ainda que no bairro existe a modalidade de coleta seletiva ponto a ponto. Nela, a população separa os recicláveis em sua residência ou local de trabalho e os deposita nos contêineres instalados pela Prefeitura. No Buritis este ponto se encontra na Rua Desembargador Amilcar de Castro com Avenida Mário Werneck, na área externa do Clube Chalezinho. Na região ainda encontramos contêineres na Rua Nilo Antônio Gazire, no Estoril, e na Rua Havana, esquina com Avenida Costa do Marfim e Avenida Costa do Marfim, na área externa do Parque Estrela D’Alva, no bairro Havaí.

            A importância e o cuidado com os resíduos e a forma correta de acondicionamento dos materiais facilita o trabalho dos garis e se traduz em respeito para com o seu trabalho e tem grande impacto na limpeza urbana.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880