› Home  › Notícias  › Notícia

I love Buritis

Jovens dão depoimentos sobre a paixão que sentem pelo bairro

            O Buritis começou a sua ocupação no final da década de 80. Na década de 90, viu o seu território ser ocupado por um boom imobiliário que deu ao bairro a fama de “maior canteiro de obras da América Latina”. Já nos anos 2000 viveu o início do crescimento vertiginoso do comércio, o que acontece até hoje. As pessoas saíram de outros bairros, vieram para cá e por aqui estão vivendo e, em muitos casos, realizando o sonho de ter o próprio negócio perto de casa. Mas nestes quase 30 anos já é possível falar de uma “geração Buritis”. Adolescentes e jovens que sabem reconhecer o valor do lugar onde moram. São apaixonados pelo Buritis e não trocam aqui por nada. Afinal, por aqui é possível estudar em escolas de boa qualidade, desde a fase pré-escolar ao Ensino Superior, desfrutar de momentos de lazer, fazer amizades na vizinhança. Enfim, ter as suas principais atividades perto de casa. Nesta reportagem, o JORNAL DO BURITIS traz alguns depoimentos de jovens que fazem parte da geração que ama o bairro e estão criando uma identidade própria para o Buritis.

            As irmãs Flávia e Marcela Rincon se mudaram com os pais para o Buritis há pouco mais de três anos. Antes residiam no São Pedro, bairro de classe média alta da capital mineira. Mas, se engana quem pensa que a mudança foi ruim para as meninas. Pelo contrário, aqui elas encontraram um lugar que, verdadeiramente, chamam de lar. Os amigos que o Buritis colocou em suas vidas é algo que irão levar para toda a vida.

            Flávia está com 18 anos, uma idade em que a maioria busca conhecer um novo lugar a cada dia. Mas, com ela não é bem assim! Na verdade, faz de tudo para não sair do bairro. E, afinal, por que sair, se aqui ela encontra tudo o que procura. "A noite do Buritis é muito legal. São bares, restaurantes e os famosos espetinhos que oferecem o que há de melhor na gastronomia e diversão. Muitas vezes saí para outros bairros e me arrependi. Acabei deixando o lugar e voltando para curtir o resto da noite aqui", recorda.

            Outra paixão de uma jovem de 18 anos são as compras e salões de beleza. E isto o Buritis também oferece com qualidade, e o melhor segundo Flávia, os preços. "Nossa já achei cada lojinha  de roupas aqui com preços ótimos. Um verdadeiro sonho para a mulherada", se diverte.

            Marcela é a irmã mais nova, está com 14 anos. Para ela, as possibilidades oferecidas pelo Buritis também são enormes. São parques, praças, redes de fast food, shopping, cinema, entre outros. "Adoro sair no bairro. Combino com minhas amigas, que também moram aqui, também estudam na mesma escola. Nos encontramos e fazemos diversos tipos de programas. É certo que sempre haverá algo de muito legal para fazer aqui".

            Pai de Flávia e Marcela, João Roberto não esconde a alegria em ver que escolheu um ótimo lugar para criar suas filhas. "Elas sempre falam da alegria que sentem em morar no Buritis e isto chega a me emocionar. Sem contar a tranquilidade que sinto em criá-las aqui. Elas estão tendo uma educação de muita qualidade e, apesar de sempre ressaltar a importância de manter ações preventivas, para mim é um bairro muito seguro. Nunca presenciei nenhuma cena de violência aqui", justifica.

            Mesmo considerando um bairro para o público jovem, João Roberto também se diz adaptado ao Buritis. "No princípio estranhei, principalmente o trânsito, mas hoje adoro sair aqui no bairro. Vou com minha esposa e minhas filhas ao cinema, shopping, parque, restaurantes. É sempre um passeio muito agradável".

Bairro dos esportes

            Outro jovem apaixonado por tudo o que o Buritis oferece é Gabriel Soares. Morador no bairro há cerca de três anos, se identificou com o lugar logo que pisou por aqui. Em pouco tempo já havia feito vários amigos, entrou na faculdade e arrumou um emprego. Emprego este, por sinal, em um dos lugares que mais gosta de frequentar, e que o Buritis é uma referência: a academia. "Quem mora aqui no bairro tem este benefício de contar com boas e diversificadas academias por perto. Sou um apaixonado pela prática de exercícios, tanto os de aparelho, quanto os funcionais, e no Buritis ambos serviços são oferecidos e com extrema qualidade", afirma.

            Mas, apesar de ser um "rato de academia", Gabriel também aproveita outras opções esportivas do Buritis. Ele costuma frequentar as quadras de futebol society do bairro. "Meus amigos vêm de bairros bem distantes jogar bola aqui. Eles dizem que não há lugar na cidade melhor para uma boa pelada e a resenha pós-jogo".

            Além das tradicionais quadras de futebol society, o Buritis ainda se destaca nos serviços de esportes de praia, tênis, natação, squash, entre outros.

            O mais importante em todo esse processo é que o Buritis não é, como dizem alguns críticos, a “selva de pedra” fria e impessoal, que só serve para morar e fazer algum tipo de empreendimento. Sem precisar sair do bairro, é possível desfrutar da vida no Buritis com arte, cultura, lazer, diversão e, principalmente, a convivência com as pessoas do próprio bairro.

 

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880