› Home  › Notícias  › Notícia

Pra onde vai este ônibus?

Confira as opções do bairro para quem quer usar o transporte público

         Se você perguntar a um morador do Buritis, qual o maior problema do bairro, é muito provável que a resposta dada por ele seja o trânsito. Em determinados horários do dia é preciso ter muita paciência para suportar o longo tempo no congestionamento. Mas a verdade é que por mais que sejam desenvolvidos projetos com o intuito de melhorar a mobilidade urbana do bairro, não teremos nenhum ganho considerável se a comunidade não abdicar um pouco do veículo particular. E para quem não conhece, o Buritis conta atualmente com linhas de ônibus que vão para quase todas as regiões da cidade, inclusive do sistema Move. Entre convencionais, suplementares, MOVE e até executiva, são 12 linhas que circulam pelo bairro. Nesta reportagem o JB apresenta algumas opções que podem fazer o morador optar por deixar o carro na garagem.

         Se o passeio escolhido com a família for um shopping, o que não falta são boas opções. Para o BH Shopping existem as linhas 3052 e 4150, sendo que esta segunda também atende ao Shopping Del Rey. Já se o destino for um lugar especial, com uma vista que encanta a todos, a linha Suplementar 20 te leva até a Praça da Bandeira, na região das Mangabeiras.

         Não menos encantadora, a Pampulha é o maior cartão postal de Belo Horizonte. Para chegar à região, o morador do Buritis pode fazer uso da linha 5201 - Buritis/Dona Clara - , que faz parte do sistema MOVE, com veículos mais novos e confortáveis  que contam com ar condicionado e circuito interno de TV .

         Caso o destino seja a Savassi, região famosa da capital devido à presença de diversos bares e restaurantes, os moradores podem fazer uso das linhas 9206, 9250 e a executiva SE 02. Desta forma, você poderá curtir a festa sem se preocupar em cair na blitz da Lei Seca na volta.

         Mas, se o seu destino for lugares mais distantes, o Buritis ainda conta com as linhas Suplementar 22 e 205, que atendem à estação de metrô, e as linhas 8203, 8207 e 8208, que farão importantes mediações para que você faça utilização de uma nova linha.

         Com todas essas informações, podemos dizer que é possível morar no Buritis e não precisar sempre de fazer uso de veículo particular. Incentivar a utilização do transporte público, mais que economia no bolso, é um verdadeiro ato de cidadania!

Aplicativo 

Para quem quer usar o transporte coletivo, uma boa dica é baixar no celular o aplicativo Siu Mobile, lançado pela prefeitura em dezembro de 2015. O aplicativo indica  a previsão de chegada de linhas de ônibus, as rotas de cada linha, os pontos, as paradas mais próximas. Enfim é uma mão na roda.

Após fazer o download, o usuário precisa realizar um breve cadastro, em que são pedidos e-mail e senha. Uma das funcionalidades – “encontrar no mapa” – indica os pontos de ônibus mais próximos, as linhas que atendem cada parada e o tempo para chegada dos próximos veículos.

Para fazer esta previsão, a localização das linhas é levantada por meio de GPS. Essa informação é enviada, via rede de telefonia móvel (GPRS), para um servidor central, responsável pelo processamento e geração dos dados, que, em seguida, são traduzidos em quantidade de minutos para a passagem do próximo veículo.

O usuário pode também “favoritar” pontos de ônibus, que aparecem na opção “minhas paradas”. No aplicativo ainda é possível fazer a pesquisa das linhas e verificar a lista de próximas paradas no seu caminho.

O app conta também com uma funcionalidade especialmente desenvolvida para deficientes visuais. Depois de fazer um cadastrado, esses usuários poderão comunicar o embarque ao motorista do ônibus escolhido, por meio do envio de mensagem ao painel do veículo.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880