› Home  › Notícias  › Notícia

Cuidados ao utilizar aplicativos de “carona paga”

              Fazer viagens utilizando aplicativos de "carona paga" (Uber e o Cabify) tem se tornado algo cada vez mais comum entre os belo-horizontinos. E, talvez por já estarem tão presente em nosso dia a dia, é que deixamos de tomar alguns cuidados essenciais de segurança ao solicitar este tipo serviço. Pensando nesta situação, o JORNAL DO BURITIS conversou com o responsável pelo comando da Polícia Militar no bairro, Tenente Edney da Silva, para que ele pudesse dar as principais orientações de segurança ao fazer uso do aplicativo.

            De acordo com o militar, a cena mais comum de crime envolvendo este serviço é quando a vítima está na rua esperando pelo seu motorista, olhando para o celular e para a via à espera de um carro, e acaba sendo induzida a entrar no veículo errado. Assim, é importante difundir as boas práticas de uso do aplicativo para não ser vítima de um golpe tão perigoso. Confira as dicas:

Compartilhe a localização do caminho: Você pode enviar para seus amigos e familiares um link que mostra onde você está enquanto ocupa o veículo. Basta entrar no menu da viagem e clicar em “Compartilhar rota”. Dessa forma, a pessoa que receber a mensagem com link poderá ver em tempo real onde você está, se está mesmo a caminho de casa ou de qualquer que seja seu destino. 

Observar de onde está vindo: O aplicativo mostra o carro a caminho. Se no mapa aparece que o carro vai chegar pela direita, e ele chega pela esquerda, tem algo estranho aí. Se aparece que ele está na rua de trás, provavelmente não é o mesmo carro que encostou ao seu lado.

Nunca passe informações antes do motorista: O motorista tem acesso ao seu nome, e em geral ele mesmo pergunta, até para a segurança dele. Espere que ele pergunte, e então você pode confirmar seus dados.

Sempre cheque a placa do carro: Quando o aplicativo seleciona o carro que vai atender sua chamada, ele informa a placa, modelo e marca. Nunca entre no carro sem checar se as informações passadas no app correspondem à do veículo.

Verifique se o motorista está usando o aplicativo: Em geral os motoristas deixam o celular com o aplicativo aberto no painel do carro. Lá, antes deles iniciarem a viagem, você pode ver seu nome e sua foto. Isso confirma que aquele motorista é o que foi designado para atender seu chamado. Se você souber o caminho, melhor.

            Tenente Edney ainda cita algumas outras importantes ações de segurança pessoal ao solicitar o serviço do aplicativo. "Evite chamar o transporte próximo a pontos de táxi, uma vez que várias ocorrências de agressões já foram registradas, em locais desertos, com pouca iluminação ou conhecidamente perigosos. Procure esperar o motorista dentro de uma casa ou estabelecimento comercial e nunca compartilhe uma viagem com pessoas desconhecidas".

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880