› Home  › Notícias  › Notícia

Buritis tem novo comando na PM

A segurança do Buritis está sob novo comando. A 126ª Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, que responde por oito bairros da região Oeste, entre eles o nosso, está com um novo nome à frente: Major Anderson Bima Celante, que substitui o Major Flávio Godinho,  promovido ao subcomando do 5º Batalhão.

            Oficial desde 2001, Major Celante atuou até o ano de 2008 no 16º Batalhão, em Santa Tereza. De 2008 a 2013 fez parte da organização da Academia de Polícia. Após um ano de estudos, se formou no curso de especialização em segurança pública, fato que o capacitou a coordenar a seção de Recursos Humanos (RH) do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, onde ficou até assumir a nossa Cia. O militar não tem dúvidas de que a soma de todas estas funções o credenciou a ocupar o cargo de comando da nossa região. "A minha atuação nos setores operacional, de ensino e administrativo, com certeza me impulsionou a assumir esta nova função, que farei com a maior dedicação possível", diz.

            Como o trabalho no setor de RH era desenvolvido dentro do 5º Batalhão, o qual faz parte a 126ª Cia, Major Celante já tinha um certo conhecimento do que iria encontrar em sua nova função. De acordo com ele, a companhia é estruturada e conta com um efetivo que atende bem sua área de atuação. "Claro que gostaríamos que fossem mais policiais, mas temos um número satisfatório para o Buritis e região e, recentemente, recebemos mais seis profissionais, que irão nos ajudar muito".

Observações e trabalho

             Para o novo comandante da 126ª Cia, os maiores problemas encontrados no Buritis são decorrentes de sua imensa urbanização, como trânsito caótico, iluminação precária em muitos lugares, e grande movimentação comercial. Major Celante pretende manter o bom trabalho já realizado pelo comando anterior e implantar novas ações, que acredita serem importantes para reduzir a sensação de insegurança da comunidade.

            Além das viaturas 24h, que atendem as denúncias via 190, e das blitze operacionais, que irão fechar as principais entradas e saídas do bairro, o policiamento a pé será fortalecido, especialmente nos centros comerciais. "Ainda iremos promover o registro de ocorrências na Base Comunitária Móvel. Desta forma, o morador não precisará mais se deslocar até a sede da Cia para fazer sua denúncia", ressaltando que o policiamento bem postado inibe a ação de qualquer bandido. "Quando eles vêem o giroflex ligado sabem que naquele bairro há segurança".

Comunidade junta

               Mais uma vez, a comunidade irá exercer um papel fundamental no controle da criminalidade. Major Celante quer contar com o apoio dos moradores para informar à polícia qualquer ação suspeita, e também que realizem ações preventivas de segurança, como evitar mostrar bens de valor e visitar os mirantes do bairro em horários de pouca movimentação. "Prestar informações e tentar não ser vítima são atitudes essenciais para a sua segurança".

            Quanto aos arrombamentos em condomínios, que foram as maiores reclamações dos moradores do Buritis nos últimos meses em relação à segurança, o novo comandante pede para que os porteiros se mantenham sempre alerta para entrar em contato com a polícia militar o mais rápido possível. "Já faço parte das redes de vizinhos e comerciantes protegidos do bairro. Se o laço entre a comunidade e a PM aqui no bairro já estava forte, meu objetivo é fortalecê-lo ainda mais".

            Segundo dados passados pelo militar, na primeira semana de fevereiro de 2017 houve uma redução em cerca de 25% do número de roubos no Buritis, se comparado ao mesmo período em 2016. Se a comparação for feita desde o início do ano, a redução gira em torno de 15%. "Sem dúvidas é um dos bairros mais tranquilos para se morar em Belo Horizonte", finaliza.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880