› Home  › Notícias  › Notícia

Volta às aulas com novidades

Escolas do Buritis investem para manter o bairro

como referência no setor educacional

            O mês de fevereiro indica um momento importante na vida de crianças e jovens. É o retorno à sala de aula após merecidas férias. Para alguns, representa o início do ciclo escolar, para outros, a entrada em uma nova instituição. Nas escolas do Buritis, tanto quem se enquadra em um perfil, quanto em outro, a volta às aulas será repleta de novidades. A cada nova etapa as instituições educacionais se empenham mais em oferecer o melhor ensino/aprendizagem aos seus alunos e isto mantém o bairro como referência, quando se aponta o setor na capital mineira.

                Na Educação Infantil nossas escolas são sempre destaque. A Bilboquê Buritis, por exemplo, possui uma estrutura que privilegia, dentre outros, os espaços externos onde há um parque especialmente projetado para atender os alunos, quadra de esportes, árvores frutíferas, casa de bonecas, quiosque, horta, sala de multimeios, entre outros. Tudo isso impulsiona não só o planejamento curricular, como também  o serviço de escola integrada, que será fortalecido ainda mais em 2017. A partir deste ano, os alunos que optarem por estender o horário escolar, contarão com diversas opções. Segundo Maria Claret Lamounier Elias, diretora da Bilboquê, muito mais que oficinas de arte, música e outras atividades recreativas, os alunos vão participar de aulas de movimento corporal. Além do almoço e outras refeições balanceadas. Os pequenos ainda terão o banho e um horário para o sono. Já as crianças maiores terão um acompanhamento pedagógico especial, com professores especializados que irão auxiliar no exercícios do 'para casa'. "Buscamos criar um tempo integral que seja mais do que uma simples continuidade de tudo que já é ensinado no horário de aula regular. O que pretendemos é oferecer algo novo e diferenciado às crianças e suas famílias"

PROJETOS

            Nos ensinos Fundamental e Médio o Colégio Magnum está sempre em  evidência no quesito ensino/aprendizagem. Para 2017, preparou diversos projetos com enfoque nas áreas formativa e cultural. Em cada ano/série serão desenvolvidas atividades, palestras e fóruns de discussão com abordagens específicas e temas pertinentes às demandas de cada faixa etária. Toda a comunidade estará envolvida nesses processos: educadores, pais, alunos e familiares. Os eventos institucionais - Bienal de Arte, Feira de Ciências, Enem Família, dentre outros - serão trabalhados com foco na formação por meio do conhecimento e das questões culturais, fomentando a busca pelo conhecimento, a valorização da cultura e da ciência e o empreendedorismo social. "Por meio do Tema Transversal 2017  - Trabalho, Condição Humana para a Construção de um Mundo Melhor -, o Magnum Buritis vai propiciar momentos importantes para uma reflexão sobre a relação do trabalho e do homem, no Brasil e no mundo atual", explica a diretora de comunicação, Roberta Aranha.

                A rede Unimaster, pertencente ao Grupo SEB,  busca desenvolver no seu aluno habilidades que se transformem em competências. É a garantia de que a aprendizagem significativa aconteça a todo o momento levando o estudante a refletir sobre o que aprende e como aprende. Como novidade, o Unimater Buritis inicia as aulas no mês do carnaval com o tema alegria, e propõe um dia festivo para os alunos. Neste ano, acontece a reestruturação do sistema de avaliação e composição das aulas do Ensino Médio. Também contará com uma nova turma para o High School, projeto que é sucesso no colégio. "Com o Programa Americano da Keystone High School, adotado pelo Grupo SEB neste projeto, o aluno obtém o diploma do Ensino Médio americano e desenvolve capacidades essenciais para o aprendiz do século 21: autodisciplina, foco e comprometimento com metas pessoais, além da proficiência acadêmica na língua inglesa", destaca a diretora Helen Paes. Além disso, acontece a consolidação de projetos como o Educacross (A Plataforma da Educação Inteligente para o Ensino Fundamental) e o Game-based Learning (GBL) - um sistema complementar de ensino baseado em jogos.

Facilitar a adaptação

            O primeiro dia de aula para algumas crianças pode ser uma maravilha, mas para outras um desespero. O que fazer para que a escola se torne um local agradável para os pequenos? O apoio escolar, familiar e dos novos amiguinhos é fundamental para que eles se sintam bem no novo ambiente. Para a psicóloga da Escola Americana, Michelle Rocha, é preciso que os pais conheçam e apresentem previamente a escola para as crianças para que o primeiro dia não se torne um sofrimento, uma vez que quando nos preparamos para determinadas situações, a ansiedade e insegurança tendem a diminuir. “O espaço escolar é o novo ambiente da criança, onde ela vai passar boa parte do seu dia, e por isso é importante que ele seja o mais atraente possível, a fim de que os pequenos não sintam tanta falta do seu lar. A convivência com pessoas diferentes no novo espaço é importante para o desenvolvimento de habilidades que serão usadas ao longo de toda a vida”, completa. 

            Outra questão importante que a profissional lembra que deve ser considerada durante a fase de adaptação é a validação dos sentimentos da criança. “Os adultos envolvidos no processo precisam compreender que estar em um novo ambiente pode gerar nela medos e apreensões, pois com essa compreensão, estarão mais aptos a tomar atitudes que respeitem sua experiência e que transmitam segurança. Para isso, podemos fazer um exercício de nos colocarmos em seu lugar tentando imaginar como nos sentiríamos ao iniciar um novo trabalho, por exemplo, e como gostaríamos de ser tratados”.

            Nos primeiros dias de aula, os pais devem acompanhar os seus filhos para que eles se sintam mais seguros, principalmente quando é a primeira vez que eles vão frequentar uma escola. Algumas crianças adoram de primeira a novidade, outras precisam de um processo de adaptação. É preciso envolvê-las nas questões relacionadas à vida escolar. Falar sobre a mudança que será feita, as características positivas do lugar, o que ela irá aprender, os novos amigos que fará, dentre outros. Isto é fundamental para que elas conheçam todos os detalhes e aspectos relacionados à escola em que vão estudar e, assim, se sintam mais seguras.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880