› Home  › Notícias  › Notícia

Educação em foco

Colégio Batista vê oportunidade na crise do mercado, amplia atendimento e tem crescimento real no Buritis

            A crise financeira tem castigado o ensino privado no Brasil. Nos últimos anos, colégios estão sendo fechados devido ao desemprego das famílias que gera inadimplência e, principalmente, leva à perda de alunos para a rede pública. Contudo, no Buritis, o cenário é outro. Ao contrário da realidade nacional, o número de escolas particulares no bairro tem crescido e outras, já presentes na região, estão passando por ampliação, que é o caso das duas unidades do Colégio Batista Mineiro.

Na sua Unidade I (Rua Pedro Laborne Tavares, 290) mais salas estão sendo construídas, o que proporcionará melhor estruturação do Ensino Infantil e Fundamental I. Além disso, houve investimento na ambientação do espaço de acesso pela Avenida Professor Mário Werneck, o que oferecerá mais comodidade aos estudantes.

Na Unidade II (Rua Mário Coutinho, 251), também outras novas salas foram implantadas. A ampliação da estrutura elevará o atendimento para 500 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Esse cenário é possível devido a alguns fatores relevantes como, por exemplo, a boa gestão da instituição, que permitiu que a escola tivesse um dos menores aumentos de mensalidade do seguimento em BH. Enquanto a média de aumento de preços nas mensalidades na capital mineira foi de 14,5%, o Colégio Batista repassou 9,38%, o que representa muito no orçamento das famílias.

Para o diretor de comunicação e expansão da Rede Batista de Educação, Claudinei Franzini, outro fator relevante para o crescimento num momento de crise econômica é o programa de desenvolvimento integral do aluno. “Ganhamos destaque aos olhos das famílias que buscam diferenciais morais na escola, ou seja, um sinal claro de que a forma de trabalho desenvolvido na instituição vai ao encontro do que os pais desejam na formação de seus filhos”.

            Para a diretora da Unidade Buritis Sandra Beconha, “o papel da escola é associar o conhecimento à formação ética e moral dos alunos, numa parceria de sucesso com a família. É assim que a escola se torna o lugar onde a criança encontrará os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida com sustentabilidade. A qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral”, ressalta.

            Franzini diz que enquanto a nação está com os olhos na crise, a Rede Batista de Educação mantém seu foco na raiz das crises que, invariavelmente tem relação direta com a má gestão dos governos e uma conduta social questionável. Neste sentido, a Rede Batista opta por atuar intensamente na mudança das práticas de cunho ético, moral e social das novas gerações. Segundo ele, é importante que as questões de vida em sociedade façam parte da organização curricular, levando a aplicação desse aprendizado ao centro da reflexão e do exercício da cidadania. “Por essa razão, atuamos com elevada qualidade no ensino e, ao mesmo tempo, trabalhamos os princípios e valores tão importantes para a sociedade, certos de que esses elementos capacitarão o aluno para enfrentar os desafios da vida”, diz.

Escola integrada

            O Colégio Batista vem se destacando pelo conceito de educação integral. Os alunos, desde muito novos, são inseridos em aulas que visam o desenvolvimento humano pleno e, para tanto, as unidades do Colégio oferecem um vasto “cardápio” de opções para os alunos como SEI Plus (Serviço de Educação Integral), o Programa Bilíngue, a Escola de Esportes, Balé, artes e inúmeras outras atividades, além do Programa Virtudes do Caráter, que desenvolve 49 virtudes ao longo da vida do aluno na instituição.

            “A formação integral dos alunos, desde a educação infantil, é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e, posteriormente, do adolescente, pois trabalham as relações humanas além dos aspectos da racionalidade ou cognição, dando relevância ao desenvolvimento de dimensões afetivas, aos valores e ao bem estar do indivíduo. Ao trabalhar com as múltiplas inteligências, a escola está formando um aluno-cidadão capaz de fazer suas próprias escolhas no futuro, com autonomia e autoconhecimento”, finaliza a Diretora da Unidade Sandra Beconha.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880