› Home  › Notícias  › Notícia

MÚSICAS PARA BRINCAR E EDUCAR

 

MÚSICAS PARA BRINCAR E EDUCAR

 
Em seu primeiro disco, “É Brincadeira”, a educadora e contadora de histórias Rúbia recupera, de forma lúdica e interativa, a importante tradição cultural do brincar
 
Celebrando o novo momento da carreira, a educadora e contadora de histórias Rúbia, que durante 11 anos comandou o programa infantil TVX, na TV Horizonte, lança seu primeiro CD, É Brincadeira. O trabalho coloca em prática o aprendizado, fruto do convívio diário com crianças, pais e professores, e apresenta a brincadeira como uma forma privilegiada de aprendizagem – importante no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos pequeninos. O lançamento do álbum será no dia 24 de março, às 16h, no Ponteio Lar Shopping.
Das telinhas às ondas sonoras, a voz de Rúbia dá vida a 13 canções que prometem muita diversão para a criançada. São cantigas populares de domínio público, como Boneca de Lata, Eu vou andar de Trem e O Jipe do Padre, além de contribuições de grandes artistas mineiros como Paulinho Pedra Azul, Sérgio Pererê, Leri Faria, Denise Ursine, Marina Castro Assis e Bruno Lopes. O disco conta, ainda, com duas músicas inéditas: Tem Brincadeira, de Paulinho Pedra Azul e Fernando Muzzi, e Desafio, escrita por Rúbia, que estimula a atividade física na infância.
“As canções trabalham a expressão corporal e facial, o senso rítmico, a memória e o trava-língua, mas o objetivo principal é divertir”, explica a educadora, que teve aulas de canto e preparação vocal durante dois anos com a cantora Andrea Amendoeira antes de gravar o disco. “Não sou cantora, sou brincante. Mais que ouvir as músicas, espero que as crianças sintam vontade de brincar ao escutarem o disco”.
Nas versões gravadas em É Brincadeira, que tem produção musical de Luiz Peixoto, as cantigas ganham diferentes roupagens, levando o ouvinte a uma viagem por ritmos brasileiros como samba, frevo, marchinha, samba-funk e a capoeira, além de influências do rock, da música árabe, do country e do rap. “É preciso preservar nossa memória cultural e há uma carência grande desse tipo de material nas salas de aula. Como música para brincar também não toca na rádio, as crianças acabam perdendo contato com essas brincadeiras musicais”.
Em tempos de internet, o resgate da brincadeira traz não só uma opção saudável de diversão, mas se afirma também como eficaz ferramenta de formação pessoal. “As crianças necessitam de afeto e o brincar é muito importante nesse sentido. O afeto está no riso fácil, no abraço, nas mãos dadas em uma roda, em tudo o que a brincadeira oferece. Brincar dá prazer, e o prazer é um poderoso impulso de crescimento pessoal. Meu desejo é que o disco possibilite essa redescoberta”.
Rúbia cita Platão para ressaltar o papel da brincadeira na infância: “é possível conhecer mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa”. A possibilidade de estabelecer uma rápida relação de proximidade com o outro foi uma das grandes motivações para gravar É Brincadeira – um disco para alegrar não só as crianças, como os pais e professores. “Espero despertar a criança que todos temos dentro de nós”.
 
Eterna brincante
 
Rúbia Mesquita nasceu em Lagoa da Prata, interior de Minas, e se formou em Magistério em 1997, quando veio para Belo Horizonte trabalhar no Instituto Maria Amália, substituindo uma professora de maternal. Da sala de aula, foi direto para os estúdios de televisão, à frente do programa infantil TVX, da TV Horizonte, onde ficou durante 11 anos. Conhecida por seu sorriso, sua animação e seus macacões coloridos, Rúbia projetou a atração para outro patamar: o TVX recebia cerca de cinco mil tentativas de ligações e até 100 crianças nos estúdios todos os dias.
Atriz e especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia, Rúbia é autora do livro 1,2,3 Contos de uma vez e, em 2001, foi premiada pelo SESC/VendaNova por se destacar e contribuir para a promoção da educação e da cidadania em BH. Atualmente, a educadora faz shows, palestras e conta histórias em escolas, além de realizar cursos de capacitação educacional para prefeituras e instituições, onde ensina a importância da brincadeira no processo de formação da criança.  
 
Músicas
1. A Árvore da Montanha (Domínio Público)
2. Desafio (Rúbia)
3. Ipi-Aia (Domínio Público)
4. Boneca de Lata (Domínio Público)
5. Eu quero o Xis (Leri Faria Jr.)
6. Eu Vou Andar de Trem (Domínio Público)
7. Sonho de Menino (Paulinho Pedra Azul)
8. Cair na Capoeira (Sérgio Pererê)
9. Abre a roda tin do lê lê (Domínio Público)
10. Folhinha de Abacate (Bruno Lopes)
11. Casa Amarela (Denise Magalhães Ursine e Marina de Castro Assis)
12. O Jipe do Padre (Domínio Público)
13. Tem Brincadeira (Paulinho Pedra Azul e Fernando Muzzi)
 
Serviço
Show de lançamento do CD É Brincadeira
24 de março, às 16h
Ponteio Lar Shopping
CD É Brincadeira- Rúbia - R$ 20,00
www.rubia.com.br

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880