› Home  › Notícias  › Notícia

BH sedia torneio internacional sub-17

 

BH sedia torneio internacional sub-17
 
Pela segunda vez consecutiva capital mineira sedia o Future Champions;
diversos jogos serão aqui no Buritis
 



Belo Horizonte, uma das cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa 2014, receberá, pela segunda vez, o Future Champions, torneio internacional de futebol para atletas de até 17 anos, que reúne alguns dos principais times do mundo. Realizado nos países-sede do maior evento do planeta, o Future Champions foi disputado em Belo Horizonte no ano passado e terminou com o título do Atlético. O evento, que neste ano acontecerá entre os dias 12 e 18 de dezembro, foi apresentado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, em solenidade que contou com as presenças do prefeito de Belo Horizonte e presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa, Marcio Lacerda, do secretário estadual extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e de Ray Whelan, presidente da GSI, empresa responsável pelo torneio. 
 
O Future Champions é formado por quatro equipes do país-sede e oito times do exterior e tem o objetivo de oferecer aos jogadores a oportunidade de viajar para um país novo, onde irão competir contra adversários de todo o planeta, conhecer variadas culturas, idiomas e táticas de futebol. Os jogos, com entrada gratuita, serão no Estádio Baleião, no Aglomerado da Serra, e no campus do UniBH, aqui no Buritis. As partidas serão transmitidas pelo canal a cabo SportTV. 

Para Marcio Lacerda, a realização do Future Champions é um avanço na preparação da cidade para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Ele lembrou que, pelo trabalho bem sucedido de preparação para a Copa do Mundo, a capital foi escolhida para sediar o torneio nos quatro anos que antecedem a competição, de dezembro de 2010 a dezembro de 2013. “Tivemos um bom torneio no ano passado e uma boa repercussão. Foi um excelente teste no sentido de recepcionar e organizar um torneio de futebol na cidade”, afirmou Marcio.
 
Ray Whelan avalia que o torneio será mais uma oportunidade para que Belo Horizonte possa mostrar internacionalmente sua eficiência na infraestrutura e na organização. “O torneio é um evento menor que a Copa do Mundo, mas de grande complexidade, que envolve uma série de fatores como transporte, segurança, mobilização de voluntários, recepção de visitantes e infraestrutura da cidade, entre outras questões”, ressaltou. Ele lembrou que o campeonato realizado em 2010 foi um sucesso. “Será um prazer retornar à capital de Minas Gerais e tenho a certeza de que o campeonato será ainda melhor este ano”. 
 
O bom trabalho realizado em parceria pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Governo de Minas Gerais foi destacado pelo secretário Sérgio Barroso. “A realização do Future Champions em Minas é motivo de orgulho. O campeonato incentiva a iniciação esportiva, fundamental para a formação saudável de crianças e adolescentes. Além disso, por meio da categoria de base, potencializa o futebol mineiro, um patrimônio do nosso Estado”, analisa.
 
CAMPEONATO
 
Os clubes serão divididos em quatro grupos. As equipes jogarão contra os adversários de sua chave e contra um adversário de outro grupo, a ser definido por sorteio. O campeão de cada chave avança para as semifinais.
 
Equipes

Grupo A
Atlético 
Juventus
Boca Juniors

Grupo B
Cruzeiro 
Tijuana-MEX
Orlando Pirates-EUA

Grupo C
Corinthians
Manchester United
Colo Colo-CHI

Grupo D
Flamengo 
Nacional
Vissel Kobe-JAP

Datas dos confrontos da primeira fase:

2ª feira (12/12)
Atlético X Juventus
Boca Juniors X TijuanaAtlético 
Cruzeiro X Orlando Pirates 
Corinthians X Manchester
Colo Colo X Nacional
Flamengo X Vissel Kobe

3ª feira (13/12)
Juventus X Boca Juniors
Atlético X Orlando Pirates
Tijuana X Cruzeiro
Colo Colo X Manchester 
Vissel Kobe X Corinthians
Flamengo X Nacional

4ª feira (14/12)
Boca Juniors X Atlético
Cruzeiro X Juventus
Orlando Pirates X Tijuana
Corinthians X Colo Colo
Manchester X Flamengo
Nacional X Vissel Kobe
 
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880