› Home  › Notícias  › Notícia

Alunos do Colégio Magnum são premiados em concurso realizado pelo Museu de Artes e Ofícios

 

Alunos do Colégio Magnum são premiados em concurso realizado pelo Museu de Artes e Ofícios
Concurso realizado no meio do ano gera frutos e estudantes são premiados com o segundo lugar

A experiência que se vive enquanto aluno é realmente maravilhosa e instigante. O mundo do conhecimento ao seu inteiro dispor, as perguntas que não cessam, as respostas que, muitas vezes, não suprem a curiosidade das crianças, que estão começando a viver e descobrir um pouco mais sobre o mundo fora dos muros da escola. Tudo começou com uma simples visita ao museu, o que poderia ser somente mais um dia de atividades para um grupo de estudantes, acabou se tornando uma experiência para toda a vida. Sem saber que estavam participando de um concurso do Museu de Artes e Ofícios, os grupos foram se formando e as atividades sendo desenvolvidas, os trabalhos realizados eram todos em forma de colagem e o tema que permeou todo o processo foi o couro.
Para Gabriel Faria, 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Magnum Buritis, que foi um dos ganhadores do 3º Concurso Ofício e Arte, foi muito bom trabalhar em conjunto com outros colegas de classe. “O nosso grupo de trabalho não foi o mesmo que geralmente a gente já tem estabelecido em sala de aula”, explica. Gabriel ainda diz que pesquisar sobre o couro foi uma atividade bastante interessante. Já Gabriela Scotti, 10 anos, conta que ganhar o prêmio foi uma sensação maravilhosa, “principalmente por não sabermos que estávamos competindo com outras escolas, foi uma surpresa para todos”, comemora.
Puderam participar do concurso os estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, com idades a partir de sete anos, e que deveriam produzir colagens baseadas no assunto “couro”. No total, foram inscritos mais de 150 trabalhos. Deste montante, 17 foram selecionados para integrar a mostra que ficou exposta no MAO até o último dia 19 de novembro. Entre eles, dois foram produzidos por alunos do Colégio Magnum Buritis.
Uma comissão julgadora, formada por profissionais das áreas de arte e educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMEC foi responsável por escolher os trabalhos. Na data da inauguração da exposição, 10 de novembro, três deles receberam destaque. A colagem desenvolvida por Bernardo Bizzotto Perez, Gabriel Faria Pereira, Gabriela Scotti Aboul Gonçalves, Giulianna Fontes Cinza e Júlia Mafra Vasconcelos, estudantes do 5° Ano do Ensino Fundamental do Magnum, ficou em segundo lugar. Além deles, também representa a escola na exposição o trabalho de Eduardo Magalhães David de Sousa, Henrique Mello Rocha e Luigi Gratarolli Conde Moraes, também do 5° Ano do Ensino Fundamental.
Para a educadora Regina Araújo, supervisora pedagógica do 2° ao 5° ano, eventos como esse, que estimulam a criatividade e a sensibilidade artística, devem ser amplamente divulgados e apoiados. “É a partir de momentos como esses que se revelam os artistas da nova geração", afirma.
Regina comemora o sucesso dos alunos e agradece a participação das famílias. “Todos ficaram muito envolvidos e felizes”, afirma. “Momentos como este é que reforçam o nosso projeto pedagógico, demonstra que nossos esforços em propiciar um ensino de qualidade estão sendo bem executados”, enaltece.
 
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880