› Home  › Notícias  › Notícia

Sexta-feira é dia de cinema no Centro Cultural

Sexta-feira é dia de cinema no Centro Cultural

As crianças do Buritis terão a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre a produção cinematográfica, e ao final do curso ainda produzir um filme


Conhecido como a sétima arte, o cinema invade o Buritis de uma forma especial a partir da segunda quinzena de agosto. Será oferecido um curso de cinema, através do Centro Cultural Maria Lívia de Castro e em parceria com a ONG Humbiumbi, para crianças com idades entre nove e 12 anos. Além das já conhecidas aulas de artes plásticas e musicalização, o Centro ganha uma nova opção para oferecer para os moradores do bairro, com uma dinâmica diferenciada e acompanhamento de um profissional especializado na área. Pais e alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este espaço do conhecimento que fascina pessoas do mundo inteiro.

Segundo a coordenadora do Centro Cultural, Maria Lívia de Castro, o cinema é uma oportunidade de reflexão. “Não é um momento apenas para o entretenimento e lazer, é também uma forma de expressão da arte e da cultura de um povo. Ali podem ser inseridos vários pontos de vista de acordo com os valores praticados em cada canto do planeta”, explica.

O curso terá duração de quatro meses, tendo início as atividades no mês de agosto e seu término em dezembro. Os encontros acontecerão uma vez por semana, sempre as sextas-feiras, com o tempo de aula de uma hora e meia. E uma vez por mês, os pais também participarão das aulas juntamente com os filhos. Toda semana as crianças levarão uma tarefa para casa, terão que assistir a um determinado filme e, logo depois, fazer um pequeno levantamento sobre a produção, como quem é o diretor, os atores que atuaram, onde foi produzido e gravado. Em seguida, isto será levado para sala de aula onde haverá uma discussão em grupo, a fim de trazer uma reflexão mais apurada do que foi assistido.

Os alunos terão um acompanhamento qualificado. A professora Juliana Braga, que irá ministrar o curso, é graduada em Jornalismo pela Universidade do Rio de Janeiro e é pós-graduada em Arte, Cultura e Comunicação Visual pela Universidade Federal de Juiz de Fora. De acordo com Maria Lívia, a metodologia a ser utilizada vai ser bem lúdica, com trabalhos e oficinas em grupos, que estimulem a criatividade da criançada. “A proposta vai além da sala de aula, espero que consigamos estimular o pensamento crítico, que as crianças consigam produzir aquilo que aprenderam”, enfatiza.

Este projeto também visa trazer os pais para mais perto do cotidiano dos filhos. “Refletir sobre arte, sobretudo à vida, é fazer com que as famílias adquiram um bem estar maior”, diz Maria Lívia. “Além disso, trabalhando o cinema com o caráter de socialização do individuo, oferecer oportunidade de descobrir que aprender é fascinar-se pela vida e pela busca de conhecer, ser, transformar e criar”, completa.

O curso irá abordar o cinema brasileiro, através de longas e curtas-metragens, desta forma será introduzida a linguagem cinematográfica como elemento constituinte da formação de uma identidade brasileira e uma consciência crítica do jovem diante dos meios de comunicação e da realidade que o cerca. Assim também será dada a oportunidade do contato com a cultura nacional, já que nas telas da televisão e cinemas geralmente os filmes estrangeiros, em especial os americanos, tem maior produção e visibilidade.  Maria Lívia, ainda lembra que ao final do curso os alunos irão produzir um vídeo.

SERVIÇO:
Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural Maria Lívia de Castro, localizado à Rua Tereza Mota Valadares, 989, Buritis ou entrar em contato através do telefone 3378-8470.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880