› Home  › Notícias  › Notícia

TEATRO DE RUA COM ATRAÇÕES NO BURITIS

Teatro de rua com atrações no Buritis

Quaquaraquaquá recebeu o prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010; bairro recebe mensalmente diversos espetáculos gratuitos

Atenção criançada, o circo chegou! Durante os meses de agosto, setembro e outubro, sempre aos terceiros domingos, a partir das 16h, serão realizados espetáculos inéditos de artistas e grupos que trabalham com a arte da palhaçaria e linguagem cômica. As apresentações – gratuitas – irão acontecer na Praça Aroldo Tenuta, aqui no Buritis. Para os pais é uma excelente oportunidade de sair de casa com toda a família e curtir momentos de puro riso, afinal, os atores são extraordinários, com textos bem escritos e apropriados para todo tipo de público. 

O Quaquaraquaquá chega este ano na sua terceira edição. Este projeto nasceu da necessidade de artistas em ocupar os espaços públicos das cidades e promover uma democratização da arte em diversos segmentos da sociedade. A primeira edição aconteceu no ano de 2009, com apresentações de vários artistas, inclusive do Coletivo de Palhaços de Belo Horizonte, que aconteceram exclusivamente na Praça Aroldo Tenuta, no Buritis. Já em 2011, nos meses de abril, maio e junho, o evento se expandiu e chegou a diversos lugares, como nas Praças Dr. Gomes Freire, na cidade de Mariana, Duque de Caxias no bairro Santa Tereza, Aroldo Tenuta e Tiradentes, na cidade de Ouro Preto.

A segunda edição do Quaquaraquaquá, que aconteceu durante três meses, foi um verdadeiro sucesso. Foram 12 domingos de apresentações, com aproximadamente 26 grupos de artistas nacionais e internacionais, 24 espetáculos e 16 apresentadores. As pessoas aprovaram o trabalho com um carinho tão especial que mais de seis mil espectadores passaram pelas praças, prestigiando cada palhaço e artista que por lá deixou sua marca.

Segundo Bruno Tonelli, idealizador do Quaquaraquaquá, a expectativa para a terceira edição do evento é grande. “Já estamos no nosso terceiro ano, crescemos muito, estamos confiantes de um grande público em nossas apresentações na Praça Aroldo Tenuta”, afirma. “Esperamos que os moradores do Buritis venham nos prestigiar, peço aos pais que tragam seus filhos, vai ter muita brincadeira e diversos palhaços para animar a criançada”, complementa.


Começo

Tudo teve início no ano de 2009, quando Bruno Tonelli, Cia Circunstância e o Coletivo de Palhaços se uniram e começaram a realizar intervenções urbanas e apresentações artísticas na Praça Aroldo Tenut. Segundo Tonelli, o projeto surgiu com um objetivo comum: rir e fazer rir de nós mesmos e do mundo à nossa volta.
No ano passado, o Quaquaraquaquá recebeu o prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010. Esta premiação tem como objetivo agraciar os projetos que busquem um novo significado para o conceito de espaço público, através de movimentos artísticos que alterem o cotidiano dos centros urbanos. É uma realização da Fundação Nacional de Arte, vinculada ao Ministério da Cultura.


Coletivo de Palhaços

Formado por grupos, palhaços e artistas de rua, o Coletivo de Palhaços é uma rede democrática e horizontal, que desde 2004 mantém encontros regulares na capital mineira, onde artistas e grupos pensam uma dinâmica de trabalho que vá além da produção de espetáculos, aprofundam na pesquisa dos meios expressivos instigando inovações na atuação cômica. 

 ANOTE AI NA SUA AGENDA AS DATAS DOS ESPETÁCULOS


21 de Agosto
18 de Setembro
16 de Outubro
LOCAL: Praça Aroldo Tenuta, a partir das 16h.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880