› Home  › Notícias  › Notícia

Rua Henrique Furtado Portugal em sentido único

Rua Henrique Furtado Portugal em sentido único

Moradores, comerciantes, motoristas e pedestres

comemoram a alteração na via

No decorrer do ano a BHTrans vem realizando diversas alterações nas ruas e avenidas da capital mineira. No Buritis, algumas vias que antes eram de sentido duplo agora começam a ser transitadas em sentido único. É o caso da Rua Henrique Furtado Portugal, uma das principais vias do bairro, que desde o dia 30 de junho passou a ser de mão única. Toda esta engenharia de tráfego é para facilitar a vida de motoristas, pedestres, comerciantes e moradores do bairro.

Para a administradora Adriana Monteiro, que passa pela rua todos os dias, o trânsito dos carros melhorou muito.  “Antes era muito complicado passar pela Rua Henrique Furtado Portugal, se no sentido contrário estivesse vindo um caminhão, por exemplo, a gente tinha que dar ré no carro até conseguir dar um espaço para o mesmo seguir em frente”, explica.

Segundo Ana Francisca dos Santos, proprietária de um salão de beleza localizado na Henrique Furtado, depois da alteração do sentido a rua ficou infinitamente melhor, principalmente para quem está de carro. “Minha clientela também aprovou a mudança”, afirma. “Nos horários de pico era impossível passar por aqui, já fui xingada várias vezes. As pessoas ficavam muito impacientes e nervosas, inclusive já arranharam meu carro aqui na porta. A rua é muito estreita para ser de sentido duplo”, enfatiza.

O economista Caio Oliveira, morador do Buritis há 15 anos, concorda que o trânsito na rua realmente melhorou, mas ele pondera. “Para o motorista que vem pela Avenida Mário Werneck, sentido Parque Aggeo Pio Sobrinho, e quer entrar na Henrique Furtado Portugal, agora ele terá que passar pela Rua Bartira Mourão, no encontro desta via com a Mário Werneck. A partir de agora passou a ser urgente a instalação de um semáforo para organizar o trânsito que ficou um pouco confuso”, argumenta.

A zeladora Fernanda Lima, do Edifício Dora Augusta Neves Fernandes, que trabalha há três anos no local, afirma que já presenciou vários acidentes na Rua Henrique Furtado Portugal. “No entanto, em quase uma semana da alteração de sentido, já notei uma melhora significativa. Agora ficou mais tranquilo”, afirma.

Para a psicologa e também moradora da rua, Maria do Carmo, transitar pela Henrique Furtado era quase impossível. “O trânsito era caótico, eu presenciei muita agressão verbal, desentendimentos entre motoristas eram freqüentes. Depois desta mudança em nossa via esta relação ficou mais harmoniosa e civilizada”, diz.

“O que me incomodava muito era o buzinaço”, reclama o morador Renato Martins. Segundo ele, antes a rua era um caos generalizado, o carros paravam e estacionavam nos dois lados da via, que já é bem estreita, e isto fazia com que a passagem dos veículos ficasse ainda mais difícil. “Com o sentido único, a partir de agora, vai dar um salto de qualidade, o saldo desta mudança, com certeza, vai ser positiva, aliás, já está sendo”, comemora.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880