› Home  › Notícias  › Notícia

Donos de cães estão cada vez mais conscientes

Donos de cães estão cada vez mais conscientes

Passear com seu cãozinho é um ato saudável tanto para o animal quanto para o dono, mas o cuidado em limpar as fezes do cachorro em vias públicas jamais pode ser esquecido

A população de cães do Buritis vem crescendo a cada dia que passa. Não é raro, pela manhã, ver dezenas de pessoas passeando com seus animais, de diversas raças e tamanhos, pelas ruas, calçadas e parques do bairro. Muitos destes moradores carregam consigo mais de um cachorro, mas nunca se esquecem de uma “ferramenta” muito importante nesta tarefa matinal, a sacolinha plástica, para limpar, quando necessário, as fezes e outras sujeiras do cão.

Segundo Virginia Toledo, designer de interiores e moradora do bairro há 10 anos, todo mundo que sai com seu cachorro tem a obrigação de zelar pelo bem comum, pois todos querem suas ruas e calçadas bem cuidadas e limpas e o nosso bairro merece isto. “Eu sempre saio com a sacolinha, é um item obrigatório. Limpo toda sujeira que meus bichos fazem nas ruas”, explica. “Vejo que as pessoas estão se conscientizando cada dia mais, porém isto é um processo de amadurecimento e reeducação, isto leva tempo. Por exemplo, tem gente que tem nojo de pegar no cocô do animal”, complementa.

Para a dona de casa, Vanessa Rezende, que tem como compromisso e prazer de passear com seus animais de estimação, tanto pela parte da manhã quanto no período da noite, ainda se vê muita gente que não tem a preocupação em limpar as fezes que, muitas vezes, ficam espalhadas em calçadas e praças, deixando os lugares sujos e com mau cheiro. “Na praça perto da minha casa as pessoas catam as sujeiras dos seus cães, porém elas jogam dentro das lixeiras, que vai acumulando e dá um mau cheiro desagradável”, enfatiza.

De acordo com Érica Viana, analista de comércio exterior, a prática de recolher as fezes de cães e outros bichos já é comum em outros países, e quem não cumprir e for flagrado tem que pagar multa. “Eu morei nos Estados Unidos e, na verdade, foi lá que eu criei este hábito. Sou a favor que Belo Horizonte e também o restante do Brasil adote esta lei”, afirma.  Érica diz que as pessoas estão ficando mais conscientes em relação ao seu papel na comunidade onde vivem, fazendo com que a vida em grupo se torne mais prazerosa. “Venho percebendo que os mais jovens estão ficando mais antenados e cobrando atitudes mais concretas no que diz respeito ao espaço público”, completa.

Os donos de cachorros do Buritis cumprem seu papel como cidadãos, toda vez que saem de suas residências para um passeio com seus animais de estimação, nunca  se esquecendo da sacolinha ou outro material que possa coletar as fezes dos animais. Desta forma, as pessoas ficam sempre atentas para a limpeza das sujeiras dos seus cães. Este é um compromisso assumido pelos moradores e que ajuda o bairro a ficar mais limpo e agradável. Dessa forma, as crianças podem brincar tranquilamente nas praças e calçadas e os adultos podem ficar despreocupados quando andam pelo Buritis e também com relação a seus filhos pegarem alguma doença quando em contato com as fezes dos bichos.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880