› Home  › Notícias  › Notícia

Centro Cultural realiza Encontro de Arte

Centro Cultural realiza Encontro de Arte


Palestras e apresentações artísticas compuseram um cenário onde pais, alunos e professores puderam se confraternizar e comemorar o crescimento artístico de cada criança

No final de junho, o Centro Cultural Maria Lívia de Castro realizou a 26ª edição do Encontro de Arte, destinado aos alunos dos cursos de artes plásticas e musicalização, com participação de familiares e também aberto aos demais moradores do Buritis. Este evento acontece duas vezes por ano e celebra todo o trabalho realizado no período entre crianças, pais e professores. É o grande momento em que a expressão do conhecimento artístico e humanístico se apresenta de formas variadas.

Durante o encontro aconteceram diversas atividades, entre elas: palestras, apresentação das crianças tocando tambores e outros instrumentos, além da participação dos pais, que estavam eufóricos na platéia. Segundo Rodrigo Paulino, pai de Julia de um ano e oito meses, sua filha já frequenta aulas de musicalização há seis meses. “É a primeira vez que eu, minha esposa e minha menina participamos do Encontro de Arte. Confesso que me surpreendi positivamente e pretendemos retornar várias vezes”, diz. “A nossa intenção era que nossa filha pudesse se socializar com outras crianças, o contato com a música também é muito importante, assim ela aprende ritmos variados, aprende a se soltar mais, tanto que em casa ela já tem o seu tambor para ir treinando e brincando ao mesmo tempo”, completa Rodrigo.

De acordo com o arte educador, Marcos Rhossard, que trabalha no Centro Cultural há  quatro meses, mas que já possui uma vasta experiência profissional, com 20 anos de carreira e formação em Letras pela PUC-Minas e especialização em Arte-Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o espaço do Centro Cultural permite a socialização das crianças e, principalmente, resgata o direito de ter uma infância saudável. “Brincar com arte provoca uma mudança interior nas pessoas, o conhecimento se expande de dentro para fora, as crianças passam a fazer conexões com o mundo através de suas experiências aqui no Centro”, enfatiza.

A aluna Sophia Victor, de apenas oito anos, que faz aulas de arte e música e participou da apresentação de tambores do encontro, revela a importância de projetos que aproximam as crianças do mundo das artes, muitas vezes escondido atrás de preconceitos da própria sociedade. “Eu adoro este lugar, faço muitos amigos e, além disto, faço as aulas brincando”, comenta.

A coordenadora do Centro Cultural, Maria Lívia de Castro, conta que tudo começou no ano de 1998, quando o Centro foi inaugurado. “O nosso objetivo era que pais e filhos pudessem, juntos, fazer arte”, explica. Tanto que o Centro Cultural nasceu de uma ‘provocação’ das próprias crianças do Buritis. “A gente sabe que aqui tem arte e a gente quer fazer arte”, diziam algumas crianças antes mesmo da inauguração do prédio.

Maria Lívia comemora o sucesso do Encontro de Arte e do Centro Cultural que foi, desde o inicio, muito bem recebido pelos moradores do bairro.  Com 13 anos em atividade, o Centro conta com uma infraestrutura exemplar, possui um espaço amplo e aconchegante onde a criançada se sente à vontade para aprender e criar, uma galeria de arte e uma biblioteca com mais de cinco mil livros. O sucesso é tamanho que possui uma lista de espera para matricular alunos de zero a três anos nos cursos de artes plásticas e musicalização. Segundo Maria Lívia um dos segredos deste sucesso tem nome e sobrenome, Neia Cavalheiro, que tem o papel de fazer o atendimento à comunidade, “e faz isto sempre com um sorriso no rosto, pronta para atender e tirar qualquer dúvida de pais, alunos e também dos demais moradores do Buritis”, enaltece.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880