› Home  › Notícias  › Notícia

DICAS DE FÉRIAS

 

Curta cada momento das férias

Parques, museus e circuitos culturais fazem parte da programação
de lazer, arte e cultura que a nossa cidade proporciona

Neste período de férias, são muitas as opções que Belo Horizonte e região ofertam a seus moradores e visitantes. Tem diversão para todos os gostos e idades. Pais e filhos poderão curtir cada momento juntos ou separados com muita alegria e satisfação. A programação conta com muitos eventos gratuitos, com horário e funcionamento a ser conferido em cada uma das escolhas realizadas, verifique a programação abaixo:
 
KARTÓDROMO
 
Parque Aggeo Pio Sobrinho
Ocupa uma área aproximada de 600 mil metros quadrados de grande importância ecológica e beleza cênica, e integra parte do maciço da Serra do Curral.A vegetação nativa é de grande significância, sendo composta, em sua maior parte, por espécies de Mata Atlântica e Cerrado, como embaúba, pau-d’óleo, cedro, sangra d’água, ingá, jatobás, vinhático e jerivá. Apresenta no fundo do vale, vegetação exuberante (Mata de Galeria) composta, basicamente, por campo sujo e campo limpo e vegetação secundária. Na área de lazer foram introduzidas espécies exóticas e frutíferas, além das ornamentais. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, quadra poliesportiva, pista de caminhada e trilha ecológica, além de áreas de convivência.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas. 
Localização: avenida Prof. Mário Werneck, 2691. 
Informações: 3277-6828 ou 3277-4882
Entrada gratuita.
 
Parque Estrela Dalva
Conquista dos moradores do bairro Havaí, o Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva, com aproximadamente 12 mil m², foi implantado em 2002, por meio do Orçamento Participativo. Sua cobertura vegetal corresponde a cerca de 50% da área total do parque e apresenta predominância de espécies ornamentais e gramíneas. Como opções de lazer, o espaço oferece pista para caminhada, brinquedos, área de convivência com mesas e bancos e um teatro de arena para apresentações diversas.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas. 
Localização: rua Manila, 400 – bairro Havaí. 
Informações: 3277-6490 ou 3277-4882
Entrada gratuita.
 
Parque Municipal Américo Renê Giannetti
O famoso Parque Municipal possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas, como figueiras, jaqueiras, cipreste calvo, flamboyant, eucalipto, sapucaia, pau mulato e pau rei. Como opções de lazer, o Parque oferece brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para patins e quadra de tênis. Abriga, também, brinquedos eletrônicos, como carrossel, roda gigante, minhocão, rotor, safári e pula-pula. Nele ainda encontramos os tradicionais burrinhos, fotógrafos lambe-lambes e o trenzinho.
Horário de Funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo.
Localização: av. Afonso Pena, 1377 - Centro.
Informações: 3277-4161 ou 3277-4882
Entrada gratuita.
Parque Municipal Mata das Borboletas
Implantado em 1995, o Parque Mata das Borboletas ocupa uma área de aproximadamente 35.500 metros quadrados e oferece como opções de lazer, brinquedos, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação. O local possui duas nascentes que abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo e um pequeno lago artificial. Sua área é totalmente permeável e funciona como recarga do lençol freático. Fonte de alimento e abrigo para a fauna silvestre, o espaço apresenta uma grande quantidade de borboletas, o que deu origem ao seu nome. Localizado na encosta da Serra do Curral, sua vegetação, predominantemente nativa do bioma Cerrado, possui formações de campo cerrado, mata ciliar e campo hidromórfico, e espécies, como ingá, pau-d’óleo, cambratá, sucupira, cedro, aroeira, ipê, bambu de listra, entre outros. A área vegetada é contínua e corresponde a mais de 80% da área total.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h. 
Localização: rua Assunção, 450 – bairro Sion. 
Informações: 3277-8221 ou 3277-4882
Entrada gratuita.
Parque Mangabeiras
Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. A flora apresenta vegetação nativa composta de exemplares típicos de campo, como bromélias e canelas-de-ema; de Cerrado, barbatimão e pequi; vestígios da Mata Atlântica, como o jequitibá e o pau-d’oleo, além de outras espécies, como o jacarandá, sucupira do cerrado, pau-de-tucano, aroeira, corticeira, pau-ferro, candeia, caviúna, pau-santo e gabiroba. A fauna é composta por 29 espécies de mamíferos, como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis, dentre outras. Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 30 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. 
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. 
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100 – bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900 – bairro Serra
Informações: 3277-8277, 3277-8275 ou 3277-4882 
Entrada gratuita.
 
MUSEU DE INHOTIM
Arte contemporânea em meio à natureza é o que oferece o Instituto Cultural Inhotim, localizado na município de Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira. Com influência arquitetônica do paisagista Roberto Burle Marx, o complexo museológico reúne obras da arte contemporânea nacional e internacional e uma significativa reserva natural.O museu promove bienalmente novas mostras artísticas que possibilitam a sua constante evolução cultural, movimentação de público e reconhecimento internacional.
Endereço: Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho
A visita ao Inhotim está aberta às quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30 - sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Existem diferentes modalidades de visitas orientadas.
 O valor da entrada: R$15,00
Entrada gratuita para menores de seis anos.
Contatos:3227-0001 ou pelo site www.inhotim.org.br

Museu de Arte da Pampulha
Originalmente construído para abrigar um cassino em 1943, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais belas edificações brasileiras. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e funciona como museu desde 1957, adquirindo um acervo que hoje conta cerca de mil e quatrocentas obras. As exposições de arte acontecem no Salão Nobre, no Mezanino e no Auditório. Além disso, no térreo do MAP está localizado o Café Niemeyer, de onde os visitantes podem apreciar a vista da lagoa da Pampulha. O Café funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.
Horário de visitas: 3ª a domingo, das 9 às 19h 
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Tel: 3277-7946
 
Museu Histórico Abílio Barreto
Inaugurado em 1943, é a instituição que guarda parte significativa da história de Belo Horizonte. Sua função é recolher e preservar itens que contribuam para a compreensão da dinâmica sócio-histórica da cidade, reunindo um acervo múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da capital e de seus cidadãos. Sua finalidade é tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade. O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte.
Horários de visitação: 
Exposições: terça, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h; quarta e quinta-feira, das 10h às 21h.
Biblioteca: terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
ENTRADA GRATUITA
Endereço: 
Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.
TEL: 3277-8573

Museu de História Natural Jardim Botânico da UFMG
Ocupa um espaço de 600 mil metros quadrados, sendo uma das maiores áreas verdes preservadas em BH. No lugar, encontramos exemplos da fauna silvestre e flora brasileira. Destaca-se, também, com um acervo museológico formado por uma coleção de mineralogia, arqueologia, botânica e paleontologia abertas para a população.
Outra atração de grande beleza e visita obrigatória é o Presépio do Pipiripau: uma engenhosidade modelada em arte e paixão recria com simplicidade o cenário do nascimento de Jesus Cristo. Tombado desde 1984 pelo Patrimônio Histórico, o Pipiripau é, sem dúvida, motivo de orgulho para seu criador, Raimundo Machado Azeredo (1894-1988), e, porque não, para todo o povo mineiro.
Endereco: Rua Gustavo da Silveira, 1035 , Santa Inês
Telefone: (31) 3461-5805
site: dir@mhnjb.ufmg.br
Funcionamento: sábados e domingos das 9h às 16h
terça a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 16h.
 
Museu de Ciência Naturais –PUCMINAS
O Museu de Ciências Naturais PUC Minas reabriu suas exposições à comunidade em agosto de 2002, no novo prédio especialmente projetado para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa, educação e lazer cultural. A coleção de paleontologia destaca-se pelas descobertas de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul. As coleções de Vertebrados da fauna atual contemplam anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A equipe do Museu é composta de profissionais qualificados e de estudantes universitários que participam de diversos projetos.
Visitação : 3ª, 4ª a 6ª feira: 8:30h às 17:00h
Quintas-feiras: 13:00 às 21:00h
Sábados e feriados: 10:00 às 18:00h
Ingresso: Preço promocional a R$3,00
Endereço:  Avenida Dom José Gaspar, 290, bairro Coração Eucarístico
CEP: 30535-610
Telefone: 3319-4152
 
 
 


Espaço TIM do Conhecimento
Em cada pavimento do antigo prédio da reitoria da UEMG estarão reunidos passado, presente e futuro, contando a origem da vida e do homem e, na fachada, projeções de vídeos sobre ciências, conhecimento e cultura serão uma atração à parte. São cinco andares de muito conhecimento e informação.  A proposta do Espaço TIM é criar um ambiente inédito para os frequentadores, que poderão se divertir e interagir com os recursos tecnológicos, como no "Música em Movimento", onde os movimentos do corpo do visitante, captados por câmeras e sensores, serão transformados em sons, que poderão ser usados como toques exclusivos de celulares. No ultimo andar há instalado um planetário e um observatório astronômico.
Para agendamento de visitação para escolas envie um e-mail para: agendamento.conhecimento@gmail.com  ou, se preferir, entre em contato pelo telefone 3409-8360. Outras informações ligue para o telefone 3409-8350 ou acesse o site www.ufmg.br/espacodoconhecimento.
Horário de funcionamento
De terça a sexta, das 11h às 16h, com permanência no espaço até as 17h.
Toda quinta, horário estendido das 11h às 21h, com permanência no espaço até às 22h.
Sábado e domingo, das 12h às 17h, com permanência no espaço até as 18h.
 
Memorial Minas Gerais
Descubra as histórias de nosso Estado
Endereço: Praça da Liberdade, s/
Tel: 3343-7317
Horário de Funcionamento: de terça-feira a sábado das 12h às 18h, com agendamento prévio.
Informações e agendamento pelo telefone (31)3343-7317.
 
Museu das Minas e do Metal
Acervo virtual, imagens cenográficas, atrações interativas e projeto educativo inovador com 5,8 mil m², 18 salas de exposição distribuídas em três andares e 44 atrações com efeitos especiais. Um novo olhar sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais e o desenvolvimento econômico: do ciclo do ouro à indústria de microprocessadores.
Endereço: Praça da Liberdade
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, de 12h às 18h.
 
 
 
Fundação Zoo-Botânica
 
Além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico com o objetivo de despertar nas pessoas uma convivência harmônica com o meio em que vivem. A FZB-BH é a segunda maior área verde pública de BH e recebe, anualmente, 1,2 milhão de pessoas. Para isto, mantém projetos educativos, científicos e culturais, contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. Sua área de visitação constitui espaço ideal para lazer e conhecimento.
Preços e Horários
Pedestres

 Terça-feira
 Quarta a sábado
 Domingo e feriado
Gratuito
R$2,00
R$4,00

 
 
Não pagam:

- Crianças de até 7 anos ou com menos de 1,30m de altura 
- Adultos acima de 60 anos, com identificação 
- Sócios da Sociedade de Amigos da Zoo-Botânica 
- Todo primeiro sábado de cada mês. Caso o primeiro sábado seja feriado, a isenção fica para o segundo. 
 

 Veículos 
 Terça
 Quarta a sábado
 Domingo/Feriados
Até 9 pagantes
R$ 5,00
R$ 5,00
R$ 7,00
Acima de 10 e micro-ônibus
R$ 7,00
R$ 19,00
R$ 34,00
Ônibus Escola Particular
R$ 12,00
R$ 22,00
R$ 37,00
Ônibus Escolas Públicas
Gratuito
Gratuito
Gratuito
Entidades de Assistência Social e de Filantropia
Gratuito
Gratuito
Gratuito
Ônibus Turismo
R$ 12,00
R$ 37,00
R$ 67,00
Motos
R$ 2,00
R$ 2,00
R$ 4,00

 
Alguns espaços a serem visitados

Borboletário
É um espaço contemplativo onde borboletas e mariposas são criadas e vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. O visitante pode percorrer o interior do viveiro, acompanhado por funcionários, observando a beleza das cores e formas, conhecendo o processo reprodutivo e outras curiosidades sobre as várias espécies.

Funcionamento:
  • Terça-feira: de 9h às 11h e de 14h às 16h, atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.
  • Quarta e sexta-feira: de 9h às 11h e de 14h às 16h, atendimento de até 80 alunos por turno, com agendamento prévio.
  • Sábado: de 10h às 12h e de 13h30 às 15h30, atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Zooboteca
Espaço interativo que tem como objetivo levar as pessoas a conhecer a diversidade de vida existente no Planeta e contribuir para a sua conservação.

Funcionamento:
  • Terça a sexta-feira: de 9h às 11h e de 14h às 16h.
  • 1º sábado do mês e domingos (exceto o primeiro do mês): de 10h às 12h e de 13h30 às 15h30.
  • Não há necessidade de agendamento.

Jardim Japonês
É mais um espaço contemplativo da FZB-BH. Nele a composição arquitetônica, paisagística e artística se somam. Ele permite que se perceba e aprenda um pouco mais sobre uma cultura milenar, que preza a beleza, a harmonia e uma relação próxima com a natureza e com o universo.

Funcionamento:
  • Terça-feira - (com agendamento prévio)
Manhã: de 9h às 10h30 - grupo organizado, até 60 pessoas.
de 10h30 às 12h - Fotografia/Filmagem

Tarde: de 13h30 às 15h - Fotografia/Filmagem
de 15h às 16h30 - grupo organizado, até 60 pessoas.

Quarta-feira a domingo: (atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio).
De 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.



Estufas Temáticas
Na área de visitação do Jardim Botânico encontram-se cinco estufas temáticas ambientadas de acordo com temas de interesse botânico e ecológico. Três delas tratam das principais formações vegetais existentes em Minas Gerais, que constituem os chamados biomas mineiros – Campo Rupestre (ecossistema que integra o bioma Cerrado), Caatinga e Mata Atlântica. Além destas, têm as Estufas de Evolução I e II, que tratam, respectivamente, da história evolutiva das plantas e das características adaptativas do grupo das plantas com flores e frutos (ANGIOSPERMAS). Cada uma apresenta espécies vegetais e recursos cênicos de acordo com as peculiaridades da flora e do ambiente que representam.

Funcionamento:

De terça-feira a domingo: de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30 (sem necessidade de agendamento prévio).

Aquário da Bacia do Rio São Francisco
É um espaço , onde o visitante tem a oportunidade de conhecer cerca de 1 200 animais de 50 espécies da Bacia do Rio São Francisco, dentre eles: Surubim, Dourado, Piranha, Mandi, Matrinxã, Cascudo etc. O Aquário possui 22 tanques cujos volumes variam de 300 litros a 500 mil litros. 

Funcionamento
De terça-feira a domingo: de 9h às 16h.
Visitas de escolas públicas e instituições filantrópicas é necessário o agendamento prévio pelo telefone 3277-7363, a agenda abre no primeiro dia útil de cada mês para o mês seguinte.
 

Xico da Carne Casa de Churrasco
É tempo de férias escolares e, pensando nisso, o restaurante Xico da Carne preparou para a garotada uma programação variada, a partir de 16 de julho, com mágica, peças teatrais e muitas oficinas de artes e brincadeiras. As atividades acontecerão aos  sábados e domingos, nas  unidades Cidade Nova e Santa Inês, em horários variados. Toda a programação de férias do Xico da Carne estará disponível no site www.xicodacarne.com.br. A unidade Cidade Nova fica na Rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira, 772. Informações: 3484-0038. A unidade  Santa Inês está localizada na Avenida Contagem, 1966. Informações: 3485 -3478.
 
Kartódromo RBC RACING
A pista do RBC RACING foi desenhada de forma a agradar aos mais exigentes amantes do esporte motor. Com longos trechos de aceleração plena permeados por curvas de diferentes raios os pilotos terão na pista um excelente campo para suas atividades esportivas.
Com mais de seis opções de traçado, além da possibilidade de receber atividades no sentido horário e anti-horário, as competições realizadas no RBC RACING poderão ser variadas ao longo da temporada sem que os atletas precisem ir para um outro kartódromo.
Endereço:
Rodovia MG-424 / KM Três. 500 METROS APÓS O CT DO ATLÉTICO
Vespasiano – MG
Telefone: 3621-8639
 
 
Space Kart
No Space Kart você encontra muita diversão e adrenalina para adultos e crianças. Pista totalmente informatizada com sistema de cronometragem computadorizada, que marca volta a volta o tempo de cada piloto.
A empresa fornece todas orientações e equipamentos, não é necessário experiência. Se você está procurando lazer em BH, Betim ,Contagem ou Nova Lima vá conhecer o Space Kart que é diversão é garantida.
Localização fácil e de rápido acesso à 10 minutos do Expominas de Belo Horizonte próximo ao Carrefour Contagem.
Endereço: Rodovia Fernão Dias (BR 381) , 600
Telefones: 3044-1008 ou 3592-8242
Horários de funcionamento:
Quarta a sexta – 15h às 21h
Sábado – 14h às 22h
Domingos e feriados – 12h às 19h
 
 
 
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880