› Home  › Notícias  › Notícia

A confusa numeração de algumas ruas do bairro

 

A confusa numeração de algumas ruas do bairro
Com o crescimento desordenado do Buritis, números de imóveis perdem a sequência e causam uma série de transtornos para moradores
O Buritis é um bairro que foi se transformando vertiginosamente por causa do grande adensamento ao longo dos anos. Inicialmente, a ideia era fazer daqui um bairro completamente horizontal, apenas com a construção de casas, o que claramente não deu certo. Após esta primeira fase, o bairro passou a ser Zona de Adensamento Preferencial, com a abertura da construção de prédios, que rapidamente tornou o Buritis um canteiro de obras.
Com as construções sendo feitas de forma aleatória pelas ruas do bairro, sem um loteamento pré-definido, algumas vias começaram a receber novas obras sem um estudo que as organizasse, inclusive com a abertura de novas ruas sendo feitas assim que fossem tendo demandas.
Isso acabou provocando um problema que parece ser simples, mas que causa vários transtornos para alguns moradores. Há diversas ruas do bairro como José Rodrigues Pereira, Iraci Manata e Cristiano Teixeira Sales que não possuem numeração contínua nos imóveis e, com isso, prejudica no trabalho de entrega de encomendas, por exemplo, algumas delas sendo devolvidas ao remetente porque o entregador não encontrou o endereço citado. Outro problema comum são visitantes que vem até o bairro e não encontram o destino.
Um exemplo claro disso é na rua José Rodrigues Pereira. Apesar de ser uma das principais e mais antigas vias do Buritis, ela foi remodelada exatamente de acordo com o adensamento do bairro. “Quando foi construído o nosso prédio aqui, não havia nenhum outro na via. Talvez seja por isso que nossa numeração não acompanha o restante da avenida”, explica Marcelo Soares, síndico do edifício Bressane, localizado na esquina com avenida Prof. Mário Werneck, em frente ao Verdemar.
Teoricamente a rua José Rodrigues Pereira começa na avenida Raja Gabaglia e termina na avenida Mário Werneck. Mas quando o prédio foi construído recebeu uma numeração baixa, pelo fato de haver poucas construções prontas na via. “Nosso número é 210, mas ao lado as construções são com números muito altos”, explica.
E é realmente bem confusa a numeração nesta via. Logo ao lado do edifício Bressane, a numeração já é 1274. O segundo acima, 1276, e continua subindo: 1278, 1294 e 1296, o que, mesmo sem o edifício Bressane, também estaria errado, já que como começa na Raja Gabaglia, esse número deveria ser crescente sentido Mário Werneck, e não crescente no sentido contrário, como é o caso.
Após esta sequência de erros, a numeração na via é normalizada, mesmo que deixe ainda mais confusa a interpretação por parte dos entregadores. Após o número 1296, a numeração volta a diminuir na Drogaria Araujo, com as placas apontando nº 1226. Na sequência, como deveria ser, o número é decrescente, passando a 1224, 1222, 1220, 1218, 1206, e aí por diante até o início da rua na esquina com avenida Raja Gabaglia.
Segundo Marcelo Soares, os maiores problemas são nas compras feitas pela internet. Por diversas vezes, quando algum cliente morador do edifício Bressane ia procurar saber o motivo de sua compra estar demorando, descobria que o pedido havia sido devolvido porque o endereço não havia sido encontrado. “Com os Correios não temos problema; os carteiros já conhecem. Mas nas compras pela internet, algumas chegam atrasadas, ligam falando que não encontraram. São muitas as correspondências que chegam atrasadas e, às vezes, nem chegam. É preciso darmos sempre referência, mas nem sempre isso adianta”, diz o síndico.
Pela prefeitura, através da guia do IPTU, a numeração deste prédio está correta, com o número do registro sendo 1260. Casos como este são estudados pela prefeitura de forma separada, com análise da numeração correta. Por isso, é preciso que moradores que enfrentam este problema entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura, pelo telefone 156, informando a situação. Caso o número esteja com um registro na PBH diferente da numeração do imóvel, é necessária a mudança na numeração de acordo com a orientação da prefeitura.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880