› Home  › Notícias  › Notícia

EDITORIAL JUNHO - BH BEM NA FITA

BH BEM NA FITA
 
Ainda faltam três anos para a Copa do Mundo e em breve a FIFA deve anunciar o tão aguardado local de abertura do evento, uma vez que o encerramento já está praticamente destinado ao Maracanã. A nossa BH está na disputa em, poderíamos dizer, condições amplamente favoráveis. São Paulo, a maior cidade do país, corre contra o tempo para construir um estádio que atenda às exigências da FIFA. Brasília também está com o cronograma atrasado. Pouca gente diz, mas é bom levar em consideração que o Rio de Janeiro também está na disputa pela abertura.


Hoje, Belo Horizonte é reconhecida em todos os níveis como a cidade com as obras mais adiantadas para a Copa do Mundo. O Mineirão está dentro do cronograma previsto e deverá ser entregue em dezembro de 2012. As três principais obras de mobilidade – viadutos de acesso ao Mineirão, duplicação da Pedro I e ampliação do Boulevard Arrudas – também estão atendendo aos prazos. O início da implantação do novo sistema de transporte chamado até agora de BRT deverá acontecer ainda neste ano. Das 54 obras previstas no PAC da Copa, apenas seis estão em andamento nas 12 cidades-sede. Três delas em Belo Horizonte.


O melhor de tudo é que todas as intervenções que estão sendo feitas para atender melhor os turistas na Copa do Mundo vão beneficiar a cidade como um todo. As obras de mobilidade certamente vão melhorar o trânsito. O novo sistema de transporte vai atender a 900 mil passageiros diariamente, ou seja, 60% dos usuários do transporte coletivo. O Mineirão vai ficar bem mais confortável e será uma bela fonte de renda para Cruzeiro e Atlético, que vão administrar em conjunto o novo estádio. E já está passando da hora de ampliar a capacidade de Confins, tarefa que, ao que parece, ficará a cargo da iniciativa privada.


Ao contrário de outras cidades, em Belo Horizonte não teremos nenhum elefante branco. Como é o caso, por exemplo, de Brasília. Estão construindo na capital federal um estádio para 70 mil pessoas. Depois da Copa, com certeza este estádio servirá para tudo, menos para futebol. Ou será que alguém tem a ilusão que Gama e Brasiliense vão ter público para encher o estádio? Este é apenas um exemplo de um bocado de dinheiro que será investido única e exclusivamente em função da Copa e que não deixará nenhum legado para as cidades e o país.


Por todos estes motivos, é perfeitamente possível crer que BH esteja disputando pra valer a abertura. E é bom lembrar que antes da Copa do Mundo há a Copa das Confederações em 2013. Belo Horizonte já está garantida para ser uma das sedes. E tem totais chances de aparecer muito bem para o mundo um ano antes da Copa em 2014. É bom ficar de olho em um bom posicionamento na Copa das Confederações, pois é um bom cartão de visitas para apresentar a capital mineira para o mundo.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880