› Home  › Notícias  › Notícia

Buritis vai abrigar a "Casa do Basquete"

Buritis vai abrigar a "Casa do Basquete"

Fundada em 1979, a Associação dos Veteranos de Basquete de Minas Gerais (AVBMG) é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, e que tem como objetivo assessorar, promover, desenvolver e divulgar o basquete. O grupo surgiu do ideal de ex-atletas e amantes do esporte que pretendiam exercitar a solidariedade, estimular os mais jovens à prática do esporte e difundir o basquetebol na sociedade.

Com a participação de aproximadamente 400 sócios, a AVBMG mantém uma programação que envolve diversos eventos esportivos e sociais, além de participar de torneios nacionais e internacionais de Basquetebol Master.

Desde Dezembro de 2009 a AVBMG está instalada em uma sede própria, com 3500 metros quadrados de área total e 2000 metros quadrados de área construída. O Ginásio, localizado entre os bairros Buritis e Havaí, ainda está em processo de transformação para o que será a “Casa do basquete” em Minas Gerais: um projeto inovador, que pretende ser referência na prática esportiva da modalidade no Brasil.

A nova sede irá contar com estrutura completa para treinamento, desenvolvimento e realização de eventos esportivos com atletas amadores e profissionais. A quadra principal já está concluída com o que há de mais moderno para a prática de basquete: piso elevado amortecido, tabelas padrão NBB, placares wireless e cobertura termo-acústica.

“Atualmente estamos realizando adaptações de acessibilidade, reforma dos vestiários, áreas sociais e administrativas e paisagismo. Ao final do projeto o ginásio irá contar com estrutura similar a dos principais centros de treinamento do mundo, com alojamento, sala de musculação e salas de apoio”, explica o ex-jogador e treinador, que está à frente do projeto, Paulo Chaves.

Além disso, o espaço conta com quadra com sistema de amortecimento de impactos e flexibilidade, quatro tabelas fixas e duas tabelas móveis (Padrão oficial da NBB), possibilidade de adaptação do formato de utilização da quadra, quadra principal dentro das medidas “principais” da FIBA e quadras secundárias para realização de treinamentos simultâneos.

 

Campeonato Mineiro de Basquete Master

O evento esportivo de maior destaque da AVBMG é o Campeonato de Basquete Master. Em 2009 o evento contou com a participação de 16 equipes e 160 atletas, divididos em quatro categorias (pré-veterano — até 35 anos, veterano — até 50 anos, Master — acima de 50 anos e feminina — idade livre.

 

A disputa, realizada no sistema de turno e returno, seguida de semifinais e final é realizada entre os meses de agosto e dezembro. Em 2010 foram realizados mais de cem jogos. Participaram do campeonato diversos ex-atletas com passagem por clubes profissionais, seleções estaduais e até seleção brasileira. “Além dos mais de cem atletas inscritos no campeonato, as solenidades de abertura e encerramento contam com a participação de fundadores, membros do conselho, dirigentes esportivos, alunos e pais de alunos da escolhinha, ex-atletas, patrocinadores, bem como diversos amigos e públicos de interesse da associação. Em 2011, com a nova sede e o projeto de expansão da AVBMG esperamos contar com 20 equipes, 200 atletas e 190 jogos”, ressalta Paulo.

 

 

Formação Esportiva

Desde 2006, atendendo a sua vocação para formação de atletas e incentivo à prática de esporte, a AVBMG desenvolve uma Escola de Iniciação para o Basquete. Desde então mais de 200 alunos tiveram aulas na sede da Associação. Em 2010, após uma interrupção devido à mudança de sede, as aulas retornaram em abril e já contam com mais de 20 alunos.

 

“Com o novo projeto do Ginásio e a criação do centro de referência do basquete em MG, a AVB pretende estabelecer um compromisso social com a comunidade à sua volta, através de um programa de iniciação esportiva que irá atender crianças e jovens moradores de áreas consideradas de alto risco social nas proximidades da associação”, completa Paulo Chaves.

 

SERVIÇO:

O site da Associação, www.avbmg.com.br, é o ponto de encontro dos atletas e fonte de informações para todos os parceiros. Para mais detalhes, o telefone de contato é o 9928-9485. O endereço é rua Manila, 425, Estrela D’Alva.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880