› Home  › Notícias  › Notícia

Alunos do UniBH oferecem orientação gratuita sobre imposto de renda

 

Alunos do UniBH oferecem orientação
gratuita sobre imposto de renda

Atendimento acontecerá por e-mail ou pessoalmente no Campus Estoril
Estamos nos últimos dias para o prazo final da entrega da declaração anual do Imposto de Renda e milhões de pessoas pelo Brasil ainda não acertaram suas contas com o Leão. Dados preliminares da Fazenda mostram que até o dia 4 de abril, 5,7 milhões de contribuintes haviam feito a declaração, sendo que a Receita espera receber 24 milhões de declarações este ano.
 
A supervisão nacional do Imposto de Renda admitiu uma certa preocupação com o número de contribuintes que estavam deixando a entrega da declaração para os últimos dias. Este ano, o prazo termina no dia 29 de abril. O perigo para quem deixa para a última hora, além de eventuais problemas de conexão, está na correria que pode levar a erros e à falta dos documentos necessários.
 
Este ano o formulário de papel deixou de existir e as declarações só podem ser preenchidas por meio de programa próprio disponível no site: www.receita.fazenda.gov.br. Após o preenchimento, o contribuinte deve enviar os dados utilizando outro programa, o Receitanet, disponível no mesmo endereço eletrônico.
 
Para os que têm dificuldades no envio do documento, por causa da conexão lenta, por exemplo, a sugestão é entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
 
O prazo para o envio da declaração termina às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 29 de abril. A entrega em disquetes deve obedecer ao horário de funcionamento das agências bancárias em cada município.
 
Auxílio no bairro
Pensando exatamente em auxiliar as pessoas que têm dificuldades tanto para enviar a declaração quanto sobre as normas, desde o dia 17 de março, os alunos do curso de Ciências Contábeis e Tributos do UniBH prestam um serviço gratuito de atendimento aos contribuintes do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Uma estrutura remota foi criada para que os interessados possam tirar dúvidas por e-mail ou pessoalmente, no Campus Estoril.
Entre os chamados mais frequentes estão dúvidas sobre o preenchimento de formulários, a forma correta de declarar a venda de imóveis e investimentos e as regras para dedução de dependentes. “Com os processos mais facilitados junto à Receita Federal, o contribuinte acaba fazendo ele mesmo a declaração. Mas, em alguns casos, as dúvidas são inevitáveis. Daí a importância do trabalho realizado pelos estudantes de Ciências Contábeis”, afirma a professora de Auditoria Contábil, Daniela Chagas Sodré, coordenadora da disciplina Programa de Ação Social (PAS). Cerca de 40 alunos dos 3º e 4º períodos estão sendo mobilizados para a ação. Em 2010, foram realizados 280 atendimentos e, para este ano, a expectativa é de mais que dobrar esse número.
No caso do atendimento virtual, os alunos responderão às dúvidas enviadas para o e-mail duvidasirpf@unibh.br. Para que não haja erros de interpretação, todas as avaliações feitas pelos acadêmicos serão supervisionadas pela professora Daniela Chagas Sodré antes do encaminhamento ao contribuinte. Os atendimento presencial irá acontecer todas as quintas-feiras, das 18h às 19h, na unidade Estoril do UniBH – Av. Professor Mário Werneck, 1685 – Buritis.
Devem entregar o formulário à Receita Federal os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$22.487,25 durante o ano de 2010. No IRPF 2010 (ano-base 2009), os contribuintes que registraram rendimentos acima de R$ 17.215,08 eram obrigados a declarar.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880