› Home  › Notícias  › Notícia

IEV-COC, pais e alunos são uma aula de solidariedade durante o GinkaCOC 2011

 

EV/COC, pais e alunos dão uma aula
de solidariedade durante o GinkaCOC 2011
O tradicional evento do Colégio Efigênia Vidigal/COC arrecadou
centenas de produtos para comunidades carentes
Na manhã do dia 26 de março, a Unidade I do Colégio Efigênia Vidigal/COC se preparou para receber alunos e familiares para a final da GinkaCOC Solidária de 2011. O evento, organizado pelo departamento de eventos, com o apoio das coordenações, professores e auxiliares, reuniu mais de 400 pessoas em um sábado em que a tarefa mais importante foi o exercício da solidariedade e da cidadania.
Durante toda a gincana, alunos do Ensino Fundamental (divididos entre as equipes de cor amarela, verde e laranja), professores, pais e amigos ajudaram em diversas atividades. Os alunos da Educação Infantil também compareceram à Unidade I e participaram de diversas oficinas ministradas pelas próprias professoras do segmento. No final da manhã, a organização do evento anunciou a vitória da equipe amarela, que conquistou 360 pontos, seguida da equipe verde, com 315.
Um dos momentos marcantes do dia foi a prova que contou com a participação dos avós dos alunos, em uma verdadeira maratona de dança de salão. Os papais participaram de uma prova em que tiveram de mostrar suas habilidades no basquete. Já as mães esbanjaram jogo de cintura em uma tarefa que exigia domínio com bambolês.
A competição, que mobilizou as equipes durante as provas de raciocínio, agilidade e colaboração, agradou os participantes. Yuri Blanch, do 6º ano B, se destacou pela personificação do cantor Pe Lanza, vocalista da banda Restart. O cover de uma das músicas do grupo agitou a plateia, que cantou em coro o hit “Recomeçar”. A atuação energética contribuiu para a vitória da equipe amarela. “Gostei muito de participar da gincana. Acho que todo mundo estava em um clima de amizade”, diz Yuri.
O momento de descontração não apagou o objetivo maior do encontro, que era o de reforçar o compromisso constante da escola com as questões sociais, por meio da coleta de doações a diversas entidades da capital. Na edição deste ano, sem contar as doações recebidas na final da gincana, foram arrecadados 180 kg de arroz, 100 kg de feijão, 115 litros de leite, 93 litros de óleo e 106 pacotes de macarrão. Na categoria itens de higiene, foram cerca de 200 embalagens de xampu, 276 tubos de creme dental, 250 escovas de dente, 183 caixas de cotonetes e 420 sabonetes. Todo o material arrecadado foi doado para a Creche Lar da Fraternidade, Associação de Amigos do Instituto São Rafael e o Centro de Convivência Paulo Penido em Belo Horizonte – Atendimentos a idosos.  A mobilização dos alunos também conseguiu  doações de sangue ao Hemominas e cadastramentos voluntários para a Associação dos Moradores do Bairro Buritis.
Para Thales Gando, do 6º ano B, valeu a pena sair de casa para fazer parte da competição. “Foi um sábado diferente. Achei legal pela grande variedade de provas e atividades. Os participantes desse ano tiveram melhor desempenho e força de vontade”, opina. Ao falar da vitória de sua equipe, o aluno destaca o verdadeiro aprendizado recebido com o evento. “Acho que não houve perdedores, pois todos nós aprendemos a trabalhar em equipe, além de podermos ajudar o próximo”, acrescenta.
Carlos Antônio de Vasconcelos, pai do aluno André Vasconcelos, do 6º ano C, diretor da Creche Lar da Fraternidade e representante da Associação de Moradores do Bairro Buritis não conseguia esconder a gratidão pelas doações arrecadadas. “A Gincana foi bem organizada e permitiu transmitir um recado de solidariedade a todos. É algo que precisamos fazer com mais frequência, para aproximar crianças e jovens da comunidade do bairro. Espero que continue assim, pois sei que não é fácil mobilizar os outros, no dia a dia. Só tenho a agradecer ao Efigênia Vidigal COC”, diz.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880