› Home  › Notícias  › Notícia

Beleza e valorização em projetos paisagísticos

 

Beleza e valorização em projetos paisagísticos
 
Em meio à selva de concreto, projetos de paisagismo deixam ambientes mais agradáveis e ainda valorizam imóveis no bairro
 
O Buritis teve há poucos anos um crescimento recorde em comparação com todos os bairros da América do Sul. As construções, que até então se apresentavam em no máximo três andares, nas ruas próximas à avenida principal, a Professor Mário Werneck, ganharam novo formato, com o surgimento dos grandes edifícios.
 
Esse boom imobiliário mudou o cenário do Buritis. E também a mentalidade dos construtores que perceberam a necessidade de diferenciais em seus empreendimentos para seduzir ainda mais a clientela. Um deles foi a valorização do paisagismo que, além de agregar valor ao imóvel, humaniza os espaços trazendo vida e verde aos ambientes externos.  
 
“Num mercado competitivo, há sempre a necessidade de alcançar diferenciação e atrair novos clientes”, observam as sócias da Trópica Paisagismo, Kátia Matos, Juliana Aguiar e Regina Rocha, acrescentando: “os clientes estão hoje cada vez mais exigentes e vários fatores são avaliados durante o processo de compra. Nessa busca para agregar valor aos imóveis, as áreas externas têm merecido um destaque especial promovendo personalização e possibilitando uma melhor qualidade de vida para os moradores”.
 
E andando pelas ruas do bairro nossa reportagem percebeu que é exatamente o que está acontecendo. Em meio a selva de pedras que o Buritis se tornou, muitos prédios aproveitam os mínimos espaços para colocar plantas e detalhes paisagísticos que, além de deixar um ambiente mais bonito, deixa também o imóvel mais atrativo e valorizado exatamente por esta busca do bem-estar de moradores que querem morar em um local mais harmonioso.
 
As paisagistas atestam que, além de fatores como qualidade da construção, localização, vizinhança, acessibilidade, o paisagismo tem se tornado um item fundamental na percepção de valor por parte dos compradores. “Um estudo do mercado imobiliário americano revelou que o paisagismo chega a agregar um aumento de 10% a 30% ao valor do imóvel. Além disso, também foi revelado que, numa mesma região, dois imóveis semelhantes podem ser vendidos a preços diferentes, exclusivamente por causa do paisagismo”.

No bairro, dois prédios na rua Engenheiro Alberto Pontes, próximos ao Colégio Efigênia Vidigal/COC, foram escolhidos pelas paisagistas do Trópica para mostrar o quanto faz diferença um local todo decorado com uma área verde. “O muro de vidro blindado na frente do prédio, além de segurança, traz uma beleza por trás, com um jardim bem feito. É uma característica que indicamos porque valoriza muito. A pessoa quando olha um apartamento para alugar ou comprar leva em consideração a fachada do imóvel”, afirmam Kátia e Regina.
Segundo as sócias, hoje é comum os clientes procurarem a empresa buscando dar uma renovada no ambiente onde moram, sempre de olho na qualidade de vida. “As pessoas buscam um ambiente agradável em casa. Querem um local onde se sintam bem, porque o paisagismo traz aconchego. Por isso, além dos ambientes externos, fazemos ainda um trabalho interno, com deques, jardim vertical, vidros, sempre de acordo com a característica do cliente”, explicam.
Kátia e Regina ainda ressaltam outros pontos positivos, como correção de problemas estruturais e inibição de pichadores. “Há elementos no paisagismo capazes de amenizar a temperatura, barrar a incidência de muito vendo e de correção em alguma coisa que o dono do imóvel não gostou na construção. Temos um exemplo ainda de um cliente na rua Laura Soares Carneiro, onde após os moradores de um prédio terem que pintar a parede diversas vezes por causa de pichação colocaram o muro da frente cercado por plantas, acabando com o problema. Só vale lembrar que não adianta também só fazer o projeto e implantar. É necessário a manutenção para deixar sempre o ambiente bonito”, finalizam as paisagistas.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880