› Home  › Notícias  › Notícia

Projeto oferece cursos gratuitos de inclusão digital

Projeto oferece cursos gratuitos de inclusão digital

Mudança Digital, com sede no Buritis, disponibiliza cursos para pessoas carentes com o objetivo de oferecer  qualificação e inclusão no mercado de trabalho

A cada dia o mercado de trabalho é mais exigente quanto à formação de profissionais qualificados. Um recente levantamento mostra que o índice de desemprego no Brasil é um dos menores da história, mas muitas pessoas ainda continuam sem emprego por falta de uma qualificação adequada. E uma das principais falhas dos trabalhadores em busca de um emprego hoje é a falta de domínio das tecnologias. É o que os especialistas chamam de exclusão digital.

Para esta turma que insiste em viver na idade da pedra, que acha que é possível se destacar sem o domínio dos programas de computador, afirmando ter dificuldade financeira para fazer um bom curso, por todos os lados existem projetos sociais para sanar essa deficiência.

Um exemplo disso está aqui no Buritis. Criado em 2010, o Mudança Digital, com sua sede na rua Marco Aurélio de Miranda, oferece 25 cursos completamente gratuitos. Feito em umaparceria do Governo Federal com o Ministério da Ciência e Tecnologia para atender às necessidades das comunidades carentes, o projeto incentiva o desenvolvimento humano através do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A finalidade é a capacitação profissional e inclusão digital, melhorando as condições de trabalho, qualidade de vida, além de elevar a qualidade do ensino.

“O Projeto Mdigital capacitou no mês de dezembro de 2010 mais de 3 mil alunos das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Sabará. Ao todo, mais de 22 mil pessoas já foram beneficiadas. Os alunos capacitados são beneficiados com cursos gratuitos e 100% online, que são disponibilizados no site e de fácil estudo. O site oferece também a Rede Empregadora, que disponibiliza o currículo dos alunos cadastrados às empresas parceiras do projeto”, explica o coordenador do projeto, Marcelo Matos.
 
O Mdigital tem o objetivo de implementar, gerir e apoiar o programa de qualificação profissional, interagindo comunidades carentes e pontos de inclusão digital já em funcionamento (Telecentros e CVTs). São atendidos cidadãos de baixa renda, pessoas fora do mercado de trabalho (jovens e desempregados), estudantes e professores da rede pública de ensino, idosos e funcionários públicos. “Os alunos não precisam nem de computador. Através dos parceiros, eles podem usar o PCs que estão ociosos e fazer o curso.
Nossa preocupação é saber onde está a demanda e levar até quem precisa maneiras de socialização e inclusão. Sempre fui preocupado com questões sociais, ajudava dando uma coisa aqui e outra ali, mas percebi que a melhor maneira de ajudar é estruturando as pessoas, ensinando elas a pescar e não dando o peixe”, opina Marcelo.

Outra coisa muito importante do projeto é a melhoria na autoestima dos alunos, que se animam a buscar uma nova profissão quando se sentem seguros e mais qualificados. “No Projeto Mdigital eu posso fazer quantos cursos achar melhor para minha qualificação. Já concluí alguns cursos e agora tenho um currículo profissional melhor”, conta animada Núbia Jardim, 20 anos, moradora do bairro Alípio de Melo. 
 
Para os interessados tanto em fazer o curso como em ajudar, por exemplo, disponibilizando espaços e computadores momentaneamente para os alunos fazerem os cursos, basta acessar o site
www.mdigital.org.br e se cadastrar. As aulas podem ser feitas em qualquer lugar que tenha um computador com acesso a internet.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880