› Home  › Notícias  › Notícia

A tecnologia como ferramenta da educação

A tecnologia como ferramenta da educação 

Escolas do bairro adotam ferramentas tecnológicas para tornar ensino mais atrativo e eficaz, com motivação dos alunos e acompanhamento mais próximo dos pais

A tecnologia está presente nos menores detalhes do nosso dia a dia. Seja na hora de ir ao banco, onde todas as transações são informatizadas; fazer compras em supermercados, com os preços dos produtos cadastrados pelo código de barras e identificado via laser; na internet, onde podemos conversar instantaneamente com qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta, ou seja, o mundo hoje está interligado através de um clique, o que ficou popularmente conhecido com a “Era Digital”.
 
Na educação não é diferente. A cada dia são mais e mais recursos usados em busca de interação, facilidade e, principalmente, conseguir através das novas tecnologias atrair cada vez mais a atenção dos alunos e auxiliar no aprendizado e na qualidade de vida.
 
No bairro, as escolas mostram que estão atentas a essa demanda. O exemplo mais claro é do Efigênia Vidigal/COC. Considerada uma das instituições de ensino mais modernas de Minas Gerais, o Colégio investiu pesado em aparelhos que estão facilitando a vida dos alunos, pais e professores, além, é claro, de melhorar a qualidade de ensino. “Os alunos se sentem mais motivados, interessados pelas aulas. Nós trazemos para a escola uma situação comum que eles encontram fora delas, a da modernidade tecnológica. Sem falar que com os novos recursos é mais fácil o aluno compreender o que está sendo ensinado a ele”, explica a diretora pedagógica do EV/COC, Letícia Vidigal.
 
Desde a fusão entre o Efigênia Vidigal e o COC, os pais puderam perceber a adoção destas novas tecnologias pelo novo parceiro. Depois de um período de treinamento de toda a equipe e adaptação da escola, hoje os alunos do EV/COC contam com tudo o há de mais moderno no mercado educacional.
 
Para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, por exemplo, uma ferramenta importante é o uso de laptops nas salas de aula, um grande diferencial do EV/COC. Com os laptops, conhecido na escola como LAPCOCS, o projeto das aulas digitais do Colégio passa a integrar o projeto pedagógico de ensino. “Com estas aulas, a participação dos alunos passa a ser mais ativa e o ensino se torna mais individualizado, permitindo que os interesses sejam respeitados e o aprendizado mais motivado”, ressalta Letícia.
 
Já as aulas em 3D permitem mexer com a imaginação dos alunos. Nelas os estudantes interagem diretamente com o conteúdo da matéria que estão estudando. Mais uma vez, uma ferramenta importantíssima para atrair a atenção e permitir o aprendizado de maneira mais agradável e criativa.
 
Assim como as aulas em 3D funcionam também as lousas digitais sensíveis ao toque (touch screen), permitindo que todos os recursos digitais das salas especiais (aulas em 3D, aulas do futuro, aulas digitais, entre outras) sejam utilizados na sala de aula normal. Outro diferencial é que, após o término da aula, o professor pode disponibilizar na internet todo o trabalho desenvolvido na DigiCOC2, inclusive suas anotações. “Tudo o que os professores mostram pela lousa digital, os alunos vêem no LAPCOC. Assim eles interagem com as aulas de uma maneira mais lúdica e atrativa”, diz Letícia.
 
Vida escolar dos filhos em um clique
 
Com a correria do dia a dia a tecnologia também se faz necessária para que os pais tenham acesso à vida escolar dos filhos com praticidade, sem a necessidade de ter que ficar procurando a escola para saber detalhes escolares. 
 
O Colégio Magnum, por exemplo, está fazendo o cadastro de e-mails de todos os pais para que, através desta ferramenta, eles possam saber informações sobre eventos, circulares, reuniões e demais detalhes sobre a vida dois filhos. “A tendência é que todos os comunicados aos pais e alunos sejam feitas por e-mail, o que vai facilitar muito a vida deles”, explica Roberta Aranha, assessora do Colégio Magnum.
 
Já nos colégios Promove Plus e Efigênia Vidigal/COC, essa comunicação com os pais é feita através do portal da escola, onde a vida escolar dos filhos pode ser encontrada por completo. O portal ‘COC Em Sua Casa’, por exemplo, é uma verdadeira extensão da escola na casa do aluno. Um portal na Internet que oferece recursos tecnológicos que permitem a interação família/escola. “O portal permite ao aluno retomar as aulas desenvolvidas na escola, aprofundar ou reforçar conteúdos através dos poderosos recursos do EAD (Ensino a Distância), consultar livros, filmes, infográficos e organizar e planejar a vida escolar”, destaca Letícia Vidigal.
 
Através de um portal eletrônico, os pais ficam sabendo diariamente o que o filho aprendeu nas salas de aula, o que tem de dever de casa, entre outros benefícios, o que para Patrícia Ribeiro Silva Galupo, mãe dos alunos do EV/COC, Matheus e Rafael, facilita muito o acompanhamento dos filhos. “Isso facilita muito a gente conhecer a vida do filho. É uma parceria entre escola e família, que deve existir mesmo, e esse canal é uma forma de comunicação que ajuda bastante nessa correria dia a dia. Estou muito satisfeita com o colégio, com as inovações que estão dentro do mundo atual”, ressalta.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880