› Home  › Notícias  › Notícia

As maravilhas da culinária oriental

As maravilhas da culinária oriental

Uma das comidas mais saudáveis do mundo cai nas graças também dos moradores do Buritis através do Yah Japa Food, que oferece um vasto cardápio com qualidade e opções de dar água na boca

Peixes, algas, cogumelos, tofu, arroz e outros ingredientes da culinária japonesa carregam o segredo milenar da longevidade do povo japonês. De acordo com o relatório da ONU, Estatísticas de Saúde do Mundo, divulgado no ano passado, o Japão (ao lado de San Marino) é o país com a maior expectativa de vida do planeta, com 83 anos. Uma outra pesquisa, publicada recentemente no Jornal Europeu de Nutrição Clínica, comprovou que as pessoas que seguem uma dieta japonesa saudável têm cerca de 40% menos sintomas de depressão do que aquelas que não a seguem.

Dá para entender o porquê destes números com um olhar mais atento sobre um cardápio básico da comida japonesa. As preparações levam pouca ou nenhuma gordura saturada (o tipo que é nocivo ao organismo) tornando os pratos mais leves, os alimentos crus preservam 100% dos nutrientes e, além disso, são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne contra doenças cardiovasculares, ou o lentinan dos cogumelos, que reforça o sistema imunológico.

É por este e por outros motivos que o Buritis, um bairro formado por pessoas que gostam de opções de qualidade e saudáveis, foi o escolhido para receber um restaurante completo de comida oriental: o Yah Japa Food, localizado no shopping Espaço Buritis.

Inaugurado há cerca de oito meses, o local rapidamente caiu nas graças dos moradores, talvez sejapela alta qualidade da matéria-prima sempre fresca e a capacidade de inovar e criar novos pratos a partir de receitas tradicionais clássicas. Dois conceituados sushimans e cozinheiros supervisionados por um gerente formado em gastronomia são responsáveis pelo cardápio completo, variado – com pratos frios e quentes e, acima de tudo, de excelente qualidade.

E justamente para mostrar o quanto a qualidade dos produtos é levada a sério, os sushimans manuseiam os alimentos e preparam as peças bem em frente ao público que tem plena visão do trabalho do profissional. “Comida japonesa é coisa muito séria. O sushi tem que estar sempre fresco, e preparado diante do cliente. Nessa situação, podemos ainda mostrar a higiene no manuseio e preparo dos alimentos. São coisas fundamentais em se tratando de culinária oriental, já que a base dos produtos é o peixe cru, e o preparo, artesanal. Sem falar no atrativo do cliente estar vendo a comida ser preparada em sua frente”, explica o gerente Samuel Franco, bacharel em gastronomia, técnico de cozinha e chefe de cozinha executiva.

E se a ordem da casa é qualidade... “Nunca trabalhamos com produtos virados de um dia para o outro. Compramos mais vezes por semana o material e em menos quantidade, o que evita o acúmulo e consequentemente o estoque. Aqui o cliente vê a matéria prima exposta na vitrine, para ter certeza que o produto está fresco e com qualidade”, diz Samuel.

E o público parece mesmo aprovar a culinária oriental aqui no Buritis. De acordo com Samuel, a propaganda boca-a-boca tem sido uma das principais ferramentas para o sucesso do restaurante. “São muito clientes que são alunos da UniBH que chegam aqui, experimentam e voltam depois acompanhados. Temos também um público completamente fidelizado, entre moradores e até clientes de outros bairros como o Belvedere, que sempre estão aqui. É um público sempre crescente”, ressalta.

Entre as especialidades da casa, segundo o gerente, estão o yahkisoba e o Temaki, mas o Yah Japa Food ainda oferece um vasto cardápio com maki, uramaki, niguiri shusi, sashimi, combos, além de bebidas, açaí, entre outros. “Nossa carta é completa, com opções para todos os gostos dentro da comida oriental. O cliente ainda pode pedir sua refeição de diversas maneiras: temos serviço de rodízio, self-service, a La Carte e ainda delivery. Vale ressaltar ainda que nossa grande especialidade, o yahkisoba, que é o melhor da cidade, ainda vai estar com uma grande promoção na volta às aulas, com 50% de desconto no yahkisoba de camarão”, completa Samuel.

SERVIÇO:
O Yah Japa Food funciona de segunda a sábado entre 11h e 0h, no Shopping Espaço Buritis - Avenida Professor Mário Werneck, 1550, loja 12. O telefone do delivery é: 3245-8009. 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880