› Home  › Notícias  › Notícia

Casa de praia luxuosa por preço de imóvel popular

O sonho de uma casa de praia
pelo preço de imóvel popular

 
Sistema de venda fracionada permite que proprietário
 Tenha mansão na praia pelo valor de R$145 mil

 
Um novo conceito em venda de imóveis começa a ser introduzido no Brasil. Consolidado nos Estados Unidos, Canadá, México e na Europa, o Sistema Fractional consiste na venda fracionada. Com isso, o mesmo imóvel pode ter diferentes proprietários, que o utilizam em épocas alternadas do ano, mediante reserva.

Voltado para quem quer ter uma segunda residência com características de hotel de luxo, o Sistema Fractional foi implementado em Itacaré, na Bahia, e já é comercializado em Belo Horizonte. Uma das vantagens desse conceito é que o futuro morador não terá de se preocupar com a manutenção da casa ou com os serviços diários - como lavar louças, limpar e arrumar as camas -, que serão feitos por uma equipe especializada.

Formado por oito casas, comercializadas a 96 diferentes proprietários, o Itacaré Paradise é vendido 12 vezes, já que cada uma das pessoas que adquiri-las poderá ocupá-las durante quatro semanas no ano. Viabilizado graças a uma parceria entre a Eko Arquitetura e Construção, responsável pela obra, e a RCI Group (Resorts Condominium International) - empresa norte-americana especializada em serviços de intercâmbio de férias -, o empreendimento surgiu para atender a demanda de casas de veraneio.

Para citar um exemplo de como é comercializado esse tipo de empreendimento, o diretor da Aceti Netimóveis, Bráulio Lara, fala que, no caso do Itacaré Paradise, cada casa é fracionada em 1/12 avos. "Uma fração custa, aproximadamente, R$ 145 mil e o comprador opta por uma ou mais frações, podendo, assim, ocupar a casa durante quatro semanas do ano para cada fração adquirida. Há ainda um rodízio das principais semanas da temporada, com cada dono ficando com uma semana diferente a cada ano. Cada ano tem doze boas semanas e assim fica fácil o rodízio. As outras três semanas menos movimentadas são pré agendadas com um ano de antecedência", diz

Segundo Bráulio, cada fração é registrada em cartório e poderá ser vendida, emprestada, alugada e hipotecada, independentemente das demais. "É um empreendimento que, além de proporcionar comodidade e lazer, vem se apresentando como uma excelente opção de investimento, com valorização acima da média e uma taxa de retorno bastante atrativa. Caso o dono não queira usar as semanas que tem direito também, ele pode alugar ou usar o sistema de intercâmbio, onde cada semana que ele não usa de direito acumula pontos que podem ser trocados por férias em vários locais do mundo, sendo mais uma alternativa para não ter que ir sempre para o mesmo local", explica.
 
Essas razões, além do grande interesse dos mineiros por destinos baianos e capixabas, motivaram a Aceti Netimóveis a investir na comercialização do empreendimento. "E por ser uma novidade, o empreendimento vem sendo muito consultado. Sabemos que estamos tratando de vendas de imóvel e não de venda de turismo e essa diferença é que traz grande credibilidade do produto. Aos poucos, o interesse vem crescendo e inclusive nós compramos uma parte de uma das casas justamente para o cliente interessado poder ir visitar o empreendimento e ver as vantagens", ressalta Bráulio.


O contato com a natureza e o cuidado com as linhas arquitetônicas também podem ser outros atrativos para quem investe nesse tipo de empreendimento. O Itacaré Paradise, por exemplo, localiza-se dentro de um fazenda de cacau que tem 75% de seus 2 milhões de metros quadrados intocáveis como áreas de proteção ambiental (APA) de mata atlântica. A praia, que fica em frente ao empreendimento, também é outro atrativo, já que é pouco frequentada e quase um local privativo.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880