› Home  › Notícias  › Notícia

Thanksgiving no Buritis

 

Escolas de idiomas do bairro comemoram o “Thanksgiving”
 
 Uma das datas mais importantes da cultura norte-americana, o Dia de Ação de Graças, comemorado em novembro, foi lembrado pelas instituições do bairro
 
A festividade mais importante dos Estados Unidos não passou despercebida pelas escolas de inglês do Buritis. As escolas reuniram os alunos e suas famílias para agradecer as graças alcançadas em 2010. Este é o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, evento muito importante nos Estados Unidos, comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro.
 
“Este é um dia em que paramos para refletir o que de bom nos aconteceu no ano. Reunimos pai, mãe, filhos, parentes mais próximos e amigos para lembrar dos parentes que já se formam e para brindar a união da família”, conta Kristy Dempsey, professora da Escola Americana de Belo Horizonte (EABH), nascida na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que mora no Brasil há 12 anos.
 
Quando morava nos Estados Unidos, Kristy passava o Thanksgiving com a família do marido e o Natal com a família dela. “Hoje, mesmo morando no Brasil, reúno meu marido e filhos para agradecer o Dia de Ação de Graças”, complementa a americana, que acredita que o Natal é uma data mais comercial e que o Dia de Ação de Graças é o momento em que os americanos se reúnem apenas para agradecer a Deus, sem a intenção de trocar presentes ou agrados.
 
A aluna Ana Carolina Vargas, 12 anos, diz que aprende muitas coisas de outras culturas na Escola Americana de Belo Horizonte. “O Thanksgiving, por exemplo, aprendi como é importante para os americanos. Quando conhecemos outra cultura, aprendemos a respeitar tudo o que diz respeito a ela: a religião e os costumes, por exemplo. Inclusive, penso que nosso Natal deveria ser menos comercial, como costuma ser. Poderíamos seguir o exemplo dos americanos”, conta a aluna, que estuda na EABH há quatro anos e concorda com a professora.
 
O dia de Ação de Graças também foi lembrado na Escola de Idiomas Fisk. Durante os dias que antecederam a data, alunos tiveram diversas lições culturais sobre o tema, trabalhados em sala de aula. “Explicamos para eles que a nossa ceia de natal é baseada na cultura do ‘Thanksgiving’. O peru, por exemplo, nós, como um país tropical, não temos a cultura de consumir sempre. Ele é comum no natal por causa da influência cultural americana do Dia de Ação de Graças”, explica a diretora do Fisk, Luciana Freitas Aguiar. Além do ensino cultural sobre o dia, o Fisk também realizou com os alunos atividades manuais, pinturas e na data da comemoração uma ceia para os professores da escola.
 
Já na Escola de Idiomas Number One, o “Thanksgiving” foi celebrado em forma de festa e caridade neste ano. Com a presença de uma banda cantando músicas em inglês, alunos, pais e a comunidade levaram alimentos em troca da entrada no evento e puderem conferir um pouco mais desta data considerada uma das mais importantes pela cultura norte-america. As tradicionais tortas, que todos os anos são feitas pelas famílias dos alunos e no dia viram um grande banquete pela escola, neste ano teve outro significado.
Elas foram levadas para a cantina do Number One e vendidas para o público para arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Outra maneira de incentivarem os alunos a conhecer um pouco mais sobre o dia são os trabalhos desenvolvidos durante as aulas. “Trabalhamos a questão cultural, passamos para os alunos como acontece este dia, a origem, situando-os dentro do que representa essa comemoração nos EUA, que é um momento de reunir as famílias para agradecer e é isso que incentivamos aqui também”, lembra a diretora da Escola, Regina Maria Prado Ribeiro.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880