› Home  › Notícias  › Notícia

Nas férias viaje com segurança

 

Viagem com segurança
 
Manutenção de prevenção de veículos pode evitar grandes problemas financeiros durante viagens, além de ser imprescindível para a segurança 
 
As férias escolares é um dos momentos mais comemorados pelos alunos, mas também pelos pais que se programam com antecedência para tirar férias no trabalho e juntar a família para curtir um merecido descanso. Para quem pretende viajar de avião, basta apenas organizar as malas. Mas para quem pretende viajar de carro, a situação é outra. Para que o lazer não vire dor de cabeça, é preciso antes de pegar a estrada passar no mecânico e conferir itens básicos que são fundamentais para uma viagem tranquila.
 
A revisão em quesitos básicos dos carros pode evitar grandes transtornos. Segundo Robertson Rocha, proprietário da Automecânica Buritis - Automec, a chamada revisão preventiva tem como principal característica a segurança, mas é também a maneira mais barata para manter o carro funcionando perfeitamente. “Nós temos que pensar primeiro na segurança. As pessoas não têm o costume de fazer essa revisão preventiva. Muitas vezes esperam um barulho, um problema para depois olhar. Isso pode ser fatal no trânsito além de ser bem mais caro”, explica
 
Mas se comparada ao risco que um peça em mau funcionamento pode provocar, o gasto corretivo, que fica até 500% mais caro dependendo da peça, nem é o principal problema. Algumas peças freios, parte elétrica e suspensão, por exemplo, podem causar acidentes gravíssimos. “O freio, por exemplo, muitas vezes você vê que ele não está bom quando para de funcionar, por isso é preciso verificar antes de pegar a estrada. Suspensão, óleo, palheta do limpador de vidros, parte elétrica e faróis. Só mesmo passando por uma revisão preventiva para saber o estado de conservação”, relata Robertson.
 
Outro erro que também acontece, segundo Robertson, mesmo neste período de férias ser comum os motoristas procurarem fazer a revisão de veículos, é que esta manutenção preventiva deve ser feita de acordo com a quilometragem do veículo e não por se tratar de uma época em que eles rodam mais. “É muito importante a pessoa ter o controle de troca de peças. A grande maioria delas tem a vida útil de acordo com a quilometragem, como o caso da correia dentada.”, destaca o empresário.
 
Cuidado com os pneus 
No topo da lista dos itens de segurança ainda estão os pneus, principalmente neste período chuvoso, quando a conservação é fundamental para a estabilidade do carro. Segundo Joice Melo, gerente da Fon Fon Pneus da avenida Barão Homem de Melo, nenhum outro item é tão primordial para o bom desempenho do veículo e para evitar acidentes. Os pneus devem estar dentro das especificações do que é recomendado para cada veículo, respeitando o ‘Índice de Performance e Carga’. Além disso, eles são o item de segurança número 1 e para o veículo rodar bem é preciso que ele esteja bom para cumprir seu desempenho.
“Os pneus têm que estar bem conservados e neste período chuvoso mais ainda. Eles têm que ter borracha para a água escoar, evitando assim a aquaplanagem. A má conservação faz com que a frenagem não tenha a mesma eficácia e o carro patine. A pista molhada deixa o asfalto escorregadio e com pneus em bom estado, é muito mais difícil que o carro perca o controle, pois a água passará com facilidade pelos “sulcos” do pneu”, reforça a gerente da Fon Fon Pneus.
 
(Box) Conserve seu carro
 
5 mil km – recomenda-se a troca de óleo e o filtro de óleo  
6 mil km – recomenda-se o alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus
50 mil km – vida útil dos pneus usados corretamente
10 mil km – recomenda-se a revisão dos freios
30 mil km – recomenda-se a troca da correia dentada
Sempre – verificar calibragem e estado dos pneus, freios, lanternas e faróis
 
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880