› Home  › Notícias  › Notícia

Semana Literária Bilboquê

 

Semana Literária Bilboquê incentiva o gosto pela leitura
Alunos de todas as turmas fizeram apresentações de acordo com cada projeto desenvolvido durante o ano pela escola
A cada dia que passa educadores buscam maneiras mais lúdicas e atrativas para os alunos se interessarem por leitura. Num país onde este hábito é tão pequeno, é fundamental que o gosto pelas histórias comece ainda durante a infância. É pensando nisso que a Escola Infantil Bilboquê desenvolve há 15 anos um projeto durante todo o ano letivo, que é apresentado no fim do ano através da ‘Semana Literária’.
“Cada sala desenvolve um projeto diferente e no final do ano é apresentado de diversas formas, seja através de teatro, dança, cartilhas, pintura, artesanato, entre outras formas”, explica Carla Codognoto, diretora da escola.
A ‘Semana Literária Bilboquê 2010’ aconteceu entre os dias 22 e 26 de novembro e contou com a participação de todas as turmas das duas unidades da escola e a presença dos pais, que se divertiram e filmaram cada detalhe das apresentações.
Um exemplo disso foi na apresentação que aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 25 de novembro. Alunos, fantasiados com personagens e outros usando chapéus que ilustravam contos de fada, fizeram uma apresentação onde cada grupo de três alunos induzia o público a adivinhar qual conto de fadas se tratava. O interessante nessa forma lúdica de desenvolver o gosto pela leitura, é que após a brincadeira, o primeiro aluno do grupo falava o conto, o segundo o personagem principal e o terceiro a moral da história.
Ao longo do ano foram desenvolvidos três projetos literários, de acordo com a faixa etária dos alunos. De acordo com a professora Camila Siqueira Fernandes, no projeto “O mundo das fábulas”, a intenção era despertar no aluno o prazer pela leitura. “O projeto nasceu do desejo de encantar os estudantes, levando-os a refletirem, também, sobre valores éticos e sociais. E nada melhor do que as fábulas, histórias tão antigas, mas tão atuais, para nos ajudar nessa missão tão relevante para a formação de nossos pequenos cidadãos. Afinal, é devagar que se vai longe. E, certamente, os frutos serão fecundos!”, explica.
Já o projeto literário “Poesias de Cecília Meireles”, desenvolvido pela professora Angélica Cristina de Lima, teve como principal objetivo a apresentação de diversas poesias de Cecílias Meireles durante as aulas de Português. “Selecionamos algumas para realizarmos uma apreciação mais detalhada. Além do compromisso com a articulação lúdica das palavras e versos tivemos como foco a escrita. Trabalhos de artes também foram fundamentais, cada poema apreciado pela turma foi ilustrado através desenhos, pinturas, modelagens, colagens, etc. Aconteceu também a confecção de um livro de poesias além de um Sarau e uma apresentação das crianças com o intuito de promover a socialização entre a comunidade escolar e a expressão artística das crianças”, ressalta a professora.
O último projeto foi o “No mundo dos contos de fadas”, desenvolvido pela professora Graziela Caramati Carvalho. Nele, as crianças fizeram uma brincadeira de “caça ao tesouro”. “As crianças receberam um mapa do tesouro com pistas para encontrarem um baú. Dentro dele havia um personagem dos contos de fadas, no caso chapeuzinho vermelho, e a sua história foi contada utilizando dedoches”, diz a professora.
A intenção com projeto literário era também induzir a criatividade das crianças. “A leitura é capaz de mexer com o imaginário das crianças e desenvolver este projeto ajuda trabalhar a criatividade. As próprias crianças fizerem releituras de contos famosos de acordo com a visão que ela s tinha da história. Além da importância que isso traz no incentivo ao gosto pela literatura, é uma forma de elas exporem o que imaginam sobre cada história”, conclui a diretora Carla Codognoto.
 
 
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880