› Home  › Notícias  › Notícia

Operação Natal seguro no Buritis

Operação Natal Seguro

presente no Buritis

 
Efetivo da PM aumenta em torno de 30% para garantir a segurança nas compras de Natal no bairro. Mas PM reforça a importância da prevenção de moradores e comerciantes.


 
O Comando da Polícia Militar na capital lançou no último dia 29 de novembro a operação Natal Seguro. Ao todo, são 750 policiais a mais do que o normal que estão reforçando as ruas do Buritis e de toda a cidade durante o período de compras para o Natal. No lançamento da operação foi apresentado o detalhamento das estratégias de segurança a serem implantadas. Também foram feitas simulações de ocorrências e orientações de dicas de auto-proteção. Aqui no Buritis, já se nota um aumento no números de policiais que circulam pelas ruas do bairro, principalmente nas áreas comerciais.
 
Segundo o Major Claudiney, comandante da 126ª Cia, a Policia Militar lançou policiais das áreas administrativas do 5º Batalhão que estão nas ruas trabalhando em turnos diversos. “Homens da administração da companhia estão reforçando as ruas do Buritis e demais centros comerciais da região. E podemos afirmar que o efetivo é suficiente para que os consumidores façam suas compras com tranqüilidade e segurança”, informa.
 
O aumento do efetivo em toda a área abrangida pela 126ª Cia foi de cerca de 30%. “Até o dia 7 de janeiro estaremos com este número nas ruas, principalmente nos locais de maiores movimentos comerciais, pontos de ônibus e estacionamento — que geralmente são locais mais visados pelos bandidos. Nossos homens estarão dando total cobertura aos comerciantes e clientes”.
 
Além do reforço policial, estão sendo distribuídos folhetos com dicas de proteção a comerciantes e consumidores. O material é distribuído por meio dos Postos Móveis de Prevenção Ativa, das Bases Comunitárias Móveis e de policiais estrategicamente posicionados nos centros comerciais. “O mais importante durante essa operação é a cautela e postura preventiva das pessoas para evitar que se tornem uma vítima em potencial. Detalhes simples ajudam a evitar grande parte dos delitos. Basta ficar atento as dicas, todos fazendo sua parte, os consumidores e comerciantes a sua e a polícia a dela, que vamos conseguir fazer um Natal seguro no bairro”, esclarece o Major Claudiney.
 
A operação natalina deste ano vai até o dia 7 de janeiro com policiamento em dois turnos: de 9h às 15h e de 15h às 23h, em todos os centros comerciais de Belo Horizonte. Com 700 militares que estão atuando a mais durante a operação, a expectativa do Comando de Policiamento da Capital é de que, além da redução de assaltos furtos e roubos, o número de homicídios reduza bastante em relação aos natais passados.
 
DICAS DE SEGURANÇA

NAS COMPRAS
* Carregar grandes quantias em dinheiro é arriscado. Procure usar cheques e cartões de crédito;
* Abrir bolsas e carteiras em locais movimentados facilita a ação dos marginas;
* Deixar bolsas, objetos e embrulhos expostos nos bancos dos veículos atrai e facilita a ação dos delinquentes;

AO COMERCIANTE
* Nunca deixe dinheiro nos caixas, restrinja apenas à quantia que for necessária;
* Não instale caixas na entrada do estabelecimento comercial, isso atrai a atenção dos cidadãos infratores, pois facilita a fuga;
* Evite deixar no comércio apenas um funcionário. Enquanto um cidadão infrator desvia a atenção o outro furta mercadorias e dinheiro;

PARA O SAQUE SEGURO
* Fique atento quanto à presença de pessoas em atitude suspeita próximo à agência;
* Observe e desconfie da presença de pessoas em veículos suspeitos à frente da agência verificando o movimento do local;
* Ao suspeitar de qualquer atitude que possa se transformar em uma ação delituosa, entre em contato, imediatamente, com a Polícia Militar. Ligue Emergências 190 ou Disque-Denúncia 181.

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880