› Home  › Notícias  › Notícia

A essência do Natal

A essência do Natal


Várias instituições do bairro promovem campanhas de arrecadação para o Natal lembrando que o período, além de pensar nos presentes, é uma época para mostrar o amor ao próximo

 
Presentes, Papai Noel, muita fartura nas ceias... Mas, enfim, qual a verdadeira importância do Natal? Há muito tempo, o verdadeiro sentido natalino deu espaço para o consumismo exagerado das sociedades capitalistas. É verdade que o Natal também representa a entrega de presentes, como fizeram os três Reis Magos ao menino Jesus no dia de seu nascimento. Mas o fato é que o Natal representa, na sua essência, o nascimento de Jesus Cristo. E nada melhor para lembrá-lo do que pensar no próximo, já que em toda a sua vida, Ele sempre pregou o amor que devemos ter com as pessoas que nos rodeiam.
 
E é no Natal a melhor oportunidade que temos em ajudar quem precisa, período em que as pessoas estão mais solícitas e solidárias com os problemas sociais. Apesar de nosso bairro ser formado por moradores, em sua grande maioria, de classe média-alta, não significa que ao nosso redor a situação seja a mesma. Temos na nossa região várias instituições filantrópicas e ligadas ao Terceiro Setor que vivem de doações e contribuições.
 
Pensando nisso, estão sendo desenvolvidos em vários pontos do Buritis uma série de campanhas solidárias afim de ajudar essas instituições. A paróquia de Santa Clara é um exemplo disso. Até o Natal, ela está recolhendo alimentos, através das crianças da catequese, roupas, brinquedos, alimentos, mantimentos e materiais de higiene pessoal que serão entregues à Creche Esperança, localizada no bairro Salgado Filho, e ao asilo Lar dos Idosos Clotilde Martins, também no Salgado Filho. Durante os encontros da novena de Natal, realizada nas casas de moradores do bairro, a comunidade também está fazendo suas doações com a mesma finalidade. Quem quiser ajudar desta forma, basta entrar em contato com a Paróquia de Santa Clara pelo telefone 3378-7120.
 
Algumas escolas do bairro também estão seguindo o exemplo e mostrando sua responsabilidade social. A escola de Idiomas Fisk, por exemplo, sempre faz questão de desenvolver com seus alunos projetos sociais. Desde o dia 1º de dezembro, alunos estão doando brinquedos e agasalhos para a Casa das Meninas, no bairro Palmeiras. Seguindo o mesmo ritmo a campanha da Escola de Idiomas Number One começou no evento do Dia de Ação de Graças. Aproveitando por ser um dia da cultura norte-americana de agradecimento pelas graças recebidas ao longo do ano, a diretoria da escola aproveitou este espírito para incentivar os alunos a fazerem doações. Neste dia, aconteceu um show na escola, no qual o ingresso era trocado por alimentos. Tortas feitas pelas famílias e vendidas na ocasião terão todo o dinheiro arrecado revertido a instituições de caridade, assim como os alimentos, que viraram cestas de natal e serão entregues a estas instituições.
 
O Colégio Magnum é outro grupo escolar que sempre faz trabalhos neste sentido em busca de arrecadações para instituições que vivem de doações. Apesar de neste ano não estar fazendo nenhum trabalho específico para o Natal, dentro do projeto AMA (Ação Magnum Agostiniano), que acontece durante todo o ano no Colégio, os alunos do Ensino Fundamental visitaram creches fazendo trabalhos de apoio e doações, que no fim do ano resultaram no convite para as crianças de algumas creches participarem de uma peça teatral feitas pelos alunos. Já o Colégio Efigênia Vidigal/COC promove a organização dos materiais escolares utilizados durante todo o ano para que possam ser reutilizados pela própria escola, reciclados ou doados para instituições carentes que atendem crianças.  São brinquedos, lápis de cor, giz de cera e outros materiais que foram utilizados durante todo o ano e que não são devolvidos às famílias. “Todos os anos formamos pequenos kits para entregarmos a instituições carentes, que não podem adquirir seu material durante o ano escolar”, afirma a Coordenadora de Educação Infantil Miriam Visconte.
 
Diversas outras campanhas também estão acontecendo no bairro, desenvolvido por pessoas físicas e outros tipos de instituições. O Salão de beleza Offer, por exemplo, faz uma campanha em prol do Centro de Apoio a Portadores de Câncer. Quem tiver o interesse em fazer uma hidratação nos cabelos, basta doar uma lata de leite Nutren 1.0, que é especial e o único que as crianças que passam pela quimioterapia podem tomar, por causa do organismo debilitado. Com tantos pontos de arrecadação e campanhas no bairro citados acima, resta agora os moradores lembrarem a verdadeira essência do Natal e mostrarem o espírito solidário ajudando a quem realmente precisa.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880