› Home  › Notícias  › Notícia

Dieta do bom humor

 

Dieta do bom humor
 
Com a ingestão de certos nutrientes e alimentação correta é possível tornar o emagrecimento mais tranquilo, além de influenciar em uma vida mais feliz
 
Um dos principais desejos de ano novo, promessas em muitos réveillons, são as mudanças de hábitos que incluem muitas vezes na tentativa de abandonar o cigarro, a prática de exercícios físicos, trabalhar menos e aproveitar mais a vida e, é claro, regimes afim de perder peso e melhorar a aparência.
 
Porém, o que desanima muitas pessoas que entram nesta nova vida de hábitos é a ansiedade, no caso para os abstênicos com o cigarro, e a reclamação da dificuldade de se adaptar às novas alimentações que muitas vezes provoca até um certo tipo de depressão e tristeza, provocando um abandono precoce nas dietas.
 
Mas para estes que pensam assim, a desculpa também não existe mais. Especialistas afirmam que não é só o chocolate que traz felicidade; vegetais e frutas também têm esse poder. Alguns nutrientes na quantidade adequada estimulam o bem-estar. É o que os especialistas chamam de "dieta do bom humor".
 
De acordo com a nutricionista Gabriela Pinheiro Coelho, da Clínica Clinlife, algumas dietas fazem com que a pessoa fique mais mal humorada, como as que cortam o carboidrato, que tem características que ajudam no bom humor. “O ideal é não deixar que a dieta afete o sistema nervoso central, que pode provocar ansiedade e mal humor. Isso acontece por causa de hipoglicemia. A pessoa alimentando de três em três horas isso não acontece", conta.
 
A especialista diz que os responsáveis pela melhora do humor de seus pacientes seriam os alimentos ricos em nutrientes que ativam a serotonina e a dopamina - dois neurotransmissores produzidos no cérebro capazes de dar uma sensação de bem-estar. "A maioria das pessoas tem uma dieta rica em glúten. Ele lesa a produção de neurotransmissores. Na dieta do bom humor, privilegiamos os vegetais verdes-escuros, peixe, queijo, carnes e ovos. Todos esses alimentos são de fácil acesso", explica Gabriela.
 
E, mais do que ficar bem disposto, a dieta do bom humor também faz aquilo que é o objetivo principal dos adeptos de regimes: emagrecer. A nutricionista ainda lembra que a dieta é um tripé: alimentação, exercício e psicológico. ‘Tem que se considerar também o componente psíquico. Quando você faz uma alimentação melhor, mudando os hábitos de vida, não tenha dúvida de que tem esse efeito cascata. A questão estética mexe com o brio da pessoa que está com sobrepeso. Quando ela começa a emagrecer, passa a se sentir mais feliz”, finaliza Gabriela.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880