› Home  › Notícias  › Notícia

EDITORIAL EDIÇÃO DE DEZEMBRO 2010

UM BAIRRO MAIS HUMANO
 
 
Estamos chegando ao final de mais um ano. Mas antes de planejar o próximo é necessário avaliar o que passou. Como foi 2010? Bom? Ruim? Mais ou menos? Nossa vida melhorou? Piorou? O brasileiro, de modo geral, está satisfeito com os avanços que o país tem conquistado nos últimos anos. Praticamente os cidadãos de todas as classes sociais tiveram motivos para comemorar os bons ventos que atingiram o país tanto no aspecto econômico quanto no social.

Cremos que Belo Horizonte está no mesmo caminho. E, mais precisamente aqui no Buritis, dois fatos aconteceram no decorrer do ano que em breve serão muito positivos para o bairro. Belo Horizonte conseguiu avançar este ano em dois aspectos que atingem diretamente o bairro. Estamos falando da aprovação do novo Código de Posturas e da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo.

No caso do Código de Posturas, os efeitos da nova lei serão brevemente percebidos pelo bairro. Uma das principais medidas que serão adotadas pela legislação será conter a poluição visual. A lei, que foi aprovada em abril, deu um ano de prazo para que o mercado de mídia exterior – leia-se outdoors – adaptasse à nova realidade. A partir de abril do próximo ano, teremos uma redução drástica no número de placas de outdoors na cidade, o que, sem dúvida alguma, vai nos permitir enxergar e curtir melhor esse nosso Belo Horizonte.


Mas a poluição visual não está apenas na questão dos outdoors que escondem a beleza da nossa cidade. A Prefeitura resolveu jogar mais pesado na fiscalização contra as faixas irregulares. E o JORNAL DO BURITIS foi parceiro nessa empreitada. E vai continuar sendo um radical vigilante contra aqueles que querem dar uma de “espertos” desrespeitando a lei e os cidadãos que a cumprem. Nossa campanha por um bairro mais limpo vai ser intensificada no próximo ano. Em março, quando completamos sete anos de vida, a comunidade terá novidades.


No entanto, o mais importante para o bairro este ano foi a aprovação da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, que será de fundamental importância para conter o crescimento desordenado e a ocupação selvagem do bairro. Muitos projetos foram aprovados na lei antiga e ainda serão concretizados. Mas, de acordo com a nova legislação, os empreendimentos terão uma redução de pelo menos 40% no seu nível de ocupação. Para dar um exemplo bem prático, em um empreendimento onde hoje pode construir 10 apartamentos serão permitidos apenas seis.


Essa redução certamente não travará o crescimento do bairro, mas ao menos poderemos vislumbrar um futuro mais civilizado para este mundaréu de concreto. Poderemos ter uma esperança de que os filhos da geração do Buritis possam continuar morando no bairro, pois, do jeito que estava, acabariam sendo expulsos. Estes dois fatos devem ser bastante comemorados, pois nos dá a possibilidade de continuar morando em um bairro com uma boa qualidade de vida.

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880