› Home  › Notícias  › Notícia

Programa da PBH pode beneficiar o bairro

Programa da prefeitura
pode beneficiar o bairro


O Buritis é um bairro repleto de pequenos e médios empreendedores. Um programa da prefeitura lançado recentemente pode ajudar muito a melhoria dos negócios no bairro. Trata-se do programa “Melhor Emprego”, cuja proposta é a capacitação gratuita de jovens e adultos com vistas à inserção no mercado formal de trabalho. A iniciativa contempla os setores que mais geram empregos na capital e faz parte do projeto sustentador Qualificação, Profissionalização e Emprego, parte do programa BH Metas e Resultados.


Para o prefeito Marcio Lacerda, a qualificação profissional hoje é uma das exigências do mercado. “Hoje, felizmente, quase vivemos uma situação de pleno emprego. Belo Horizonte é a região metropolitana do país com o menor índice de desemprego. E a Prefeitura está investindo nesse processo de qualificação em parceria com diversas entidades”, destaca.


No que se refere ao Buritis, o Melhor Emprego tem, por exemplo, cursos de qualificação para trabalhadores nas áreas de restaurante, salões de beleza e construção civil, três segmentos bastante presentes no bairro. Para usufruir do Programa Melhor Emprego, é preciso que o interessado seja morador de Belo Horizonte, ter ao menos 16 anos e se cadastrar em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) portando documentos de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.

Nos locais, serão feitos o encaminhamento para os cursos e para as respectivas vagas de emprego. O empregador receberá o candidato de acordo com o perfil solicitado, já submetido a uma pré-seleção com entrevista, dinâmica de grupo e aplicação de prova no posto no qual se inscreveu.


Durante o lançamento foram firmadas parcerias junto ao Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC), Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e a Associação Mineira de Comércio Atacadista Varejista e dos Beneficiários de Vidro (Amvid), que pretendem realizar a contratação de 90% dos profissionais qualificados. A perspectiva é que, até o fim de novembro sejam disponibilizadas 4.675 vagas com chances de colocação no mercado.

O programa


Instituído por meio do Decreto 13.847, de 19 de janeiro de 2010, o Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda tem como principal objetivo promover o trabalho, a educação e o desenvolvimento, mediante ações que contribuam para a inclusão e a permanência do cidadão no mundo do trabalho. A funcionária da Drogaria Araujo, Josiê Ribeiro Costa, relatou a satisfação e a importância do Melhor Emprego. “Estou aqui para ser mais um exemplo dessa iniciativa. Fiz o treinamento e, há três meses, fui contratada graças a essa oportunidade”, comemora.


Os cursos oferecidos são escolhidos tendo como base os indicadores sobre o mercado de trabalho, setores econômicos em ascensão ou queda, demanda de mão de obra em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. No início do ano, foram abertas 11.489 vagas para cursos de qualificação disponíveis nos postos do Sine da capital. Cerca de 255 empresas divulgaram vagas de emprego nos postos do Sine e em média 780 pessoas passam todos os dias pelos postos.

As diversas ações da PBH no setor resultaram em uma ótima notícia: a taxa de desemprego no município entre julho de 2009 e julho de 2010 é a menor neste espaço de tempo desde 1996. Ainda segundo dados do levantamento, a capital mineira está perto de atingir o patamar do pleno emprego (quando os índices de desemprego variam entre 3% e 5%), uma vez que a taxa de desemprego aberto foi de 6,1%, em julho.


Serviço:
As informações sobre o programa podem ser obtidas nos postos do Sine-BH de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os endereços são: SINE Barreiro – Rua Barão de Coromandel, 982; SINE Centro – Rua Espírito Santo, 505/1º andar; SINE Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 1.055 – SINE BH Resolve – Avenida Santos Dumont, 363, e Rua dos Caetés, 342, Centro, das 8 às 19 horas. As pessoas também podem se informar pelo 156 ou através do site www.pbh.gov.br

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880