› Home  › Notícias  › Notícia

Tony Bellotto lança livro no Buritis

Titã Tony Bellotto
lança livro no Buritis


Guitarrista da banda de rock Titãs esteve no bairro para lançar o quarto livro de sua carreira como escritor e fazer um bate papo com as crianças sobre a influência na leitura em sua vida


Uma visita ilustre no Centro Cultural Maria Lívia de Castro agitou as crianças da Escola Municipal Osvaldo Cruz (EMOC), No dia 27 de outubro.  Dentro do projeto “Sempre um Papo – Ler Convivendo 2010”, o roqueiro e escritor Tony Bellotto, guitarrista da banda Titãs, esteve durante a tarde no Centro Cultural para lançar seu novo livro “No Buraco” e falar um pouco também para as crianças sobre a importância da leitura na vida das pessoas.


O bate papo foi aberto com uma breve apresentação da diretora Maria Lívia de Castro, que contou para as crianças suas experiências na África, a influência da cultura africana para a realização de projetos no Centro Cultural, além de explicar a importância e atividades desenvolvidas no local. Em seguida, a produtora do projeto, Juliana Braga, explicou um pouco sobre o funcionamento do “Sempre um Papo” e abriu para o roqueiro começar o bate papo com as crianças.


Como já era de se esperar, diante de adolescentes, a principal curiosidade era saber os detalhes da carreira de Tony Bellotto, que de certa forma são interligadas ao novo livro, onde o roqueiro, apesar de usar um personagem fictício e inventar algumas passagens, usa como base sua própria vida e suas experiências para ilustrar a estória.


“Desde pequeno sempre tive vontade de tocar em uma banda, mas sempre gostei de ler também. Sou filho de bibliotecária e em casa sempre teve muitos livros e o incentivo à leitura era muito grande. Graças a este incentivo hoje me tornei também escritor”, lembra Tony Bellotto. “A leitura foi muito importante em minha vida como roqueiro também, e ela é fundamental para qualquer profissão que vocês queiram seguir”.


Para o roqueiro, o que mais é intrigante e interessante em um livro é o fato de ele ser capaz de mexer com a imaginação das pessoas. “O livro é a única forma de expressão artística de usar a imaginação. Quando lemos viajamos na estória, nossa imaginação não tem limite. Ao contrário, por exemplo, de um filme, quando a imagem já é projetada e você se prende demais nos detalhes visuais. É isso o que sempre me fascinou nos livros”, revela Tony.


O BURACO
O livro que o escritor roqueiro está lançando é bastante diferente das outras ficções criadas por ele. Os três primeiro livros de Tony Bellotto são todos romances policiais. “Sempre gostei de livros intrigantes, cuja estória vai sendo desvendada ao longo das páginas. E os livros policias são assim, com crimes, investigações e estórias chamativas”, explica.


Já no livro “O Buraco”, a estória é completamente diferente. “A única coisa igual é por ser também ficção”, ressalta Tony. Mesmo tendo esta característica, o escritor procurou dar mais vida ao livro usando como base suas experiências como roqueiro. “A estória é sobre um roqueiro dos anos 80 que chega ao sucesso muito rápido, mas tão rápido quanto o sucesso é a sua decadência. Esta estória é ficção, mas o livro também fala muito sobre mim. Uso muitas passagens da minha vida na estória. Coloquei doses exageradas do início da minha carreira”.


Com a intenção de usar o lançamento do livro perante as crianças como forma realmente de tocar cada uma, Tony destaca os benefícios e prazeres da leitura. “O mais legal de escrever uma ficção, é que, como já disse, a imaginação não tem limite, tudo o que imaginamos podemos colocar nas páginas. É por isso que é tão bom escrever, é muito simples”, conclui o roqueiro.


SERVIÇO
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o livro, basta ir até o Centro Cultural Maria Lívia de Castro, onde há duas cópias da estória expostas na Biblioteca Brincante, autografadas pelo roqueiro. O Centro Cultural funciona na rua Tereza Mota Valadares, 603.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880