› Home  › Notícias  › Notícia

Arte por hobby e profissão

Arte por hobby e profissão


Tradicional curso de pintura e escultura no bairro desenvolve o talento de moradores que têm a oportunidade de aprender uma arte e ao mesmo tempo uma possível profissão
 
Desde que o JORNAL DO BURITIS foi criado, há mais de seis anos, nós mostramos em diversas oportunidades o quanto nosso bairro é ligado em assuntos culturais. Foram dezenas e dezenas de matérias mostrando artistas plásticos, músicos, dançarinos, pintores, escultores, eventos a céu aberto em entidades e escolas — cuja participação é sempre muito grande da comunidade —, ou seja, é um bairro que respira cultura.
 
Mais uma prova disso é que há quase cinco anos o bairro conta com uma escola para revelar talentos e que a cada dia recebe mais novos alunos. O Atelier Tayná Carneiro oferece curso de pintura em tela, curso de aquarela, nanquim, desenho, mosaico, cursos de cerâmica e argila, além de restauração em peças e noções básicas da história da arte e decoração.
 
E como neste ramo experiência e talento são determinantes para o sucesso, Tayná Carneiro começou a dar suas primeiras pinceladas e a esculpir peças aos cinco anos de idade. Goiana de nascimento e mineira de coração, já mostrava um talento que, mais tarde, a colocaria definitiva e merecidamente, na constelação dos grandes artistas das artes plásticas, tanto que a artista tem encomendas de novos quadros e esculturas até agosto de 2011.
 
No início autodidata, ela aprimorou a sua técnica sob os olhares do Professor Jack J. K., e se inspirou nos trabalhos de Carybé, consagrado artista argentino, radicado na Bahia. Com dezenas de trabalhos expostos e aplaudidos em várias exposições nos estados de Goiás e Minas Gerais, a artista sentiu que deveria repassar o seu conhecimento àqueles que procuram exteriorizar o seu poder de criação nas artes plásticas, essencialmente na pintura sobre tela.
 
O Ateliê Thayná Carneiro conta com cerca de setenta alunos, sendo que cerca de sessenta são moradores o bairro, dentre eles muitas crianças. Neste momento, o Atelier também passa por um processo de expansão para oferecer melhores condições        aos seus estudantes e atender aos inúmeros candidatos que aparecem a cada dia.
 
“O curso prima pelo respeito à individualidade do aluno para que ele mesmo descubra dentro de si a sua própria liberdade de criação. As aulas são em grupo, mas com atenção individual. Logo na primeira aula, o aluno vai se familiarizar com as cores e os fundamentos básicos de desenho artístico que servirão para as futuras criações de óleo sobre tela e acrílico sobre tela. Nas aulas subsequentes, o aluno vai desenvolvendo trabalhos e conhecendo tudo que é necessário para se tornar um artista; vai aprender como escolher a tela e as tintas mais adequadas para desenvolver todo o seu potencial criativo, transformando-o em obras de arte” destaca Tayná.
 
Vale ressaltar também que muitos alunos fazem cursos por hobby, mas outros levam a arte a sério e aos poucos tem tido o reconhecimento e o retorno. “Todos os anos promovemos exposições onde os alunos mostram tudo o que produziram. Temo ainda a proposta de fazer um intercâmbio com a Argentina, onde este tipo de arte é muito forte”, lembra a artista.
 
A última exposição teve em torno de quatrocentas pessoas no público, que se maravilharam com alguns trabalhos e compraram diversas telas. Muitos alunos têm um bom retorno com essas exposições, conseguem vender suas peças e outras até promovem exposições sozinhas e vendem telas para lojas especializadas. “É um processo que às vezes demora, mas dá um bom retorno sim. Sem falar que o aluno investe em cultura, que faz bem para si mesmo independentemente do retorno financeiro”, conclui Tayná.
 
Serviço:
Quem tiver o interesse em conhecer um pouco mais sobre os trabalhos da artista ou ainda se inscrever para as aulas do Atelier Tayná Carneiro, o endereço é avenida Prof. Mário Werneck, 1480, loja 117. O telefone é: 2526-6026. Mais informações também pelo site
www.thaynacarneiro.blogspot.com.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880