› Home  › Notícias  › Notícia

Boom imobiliário beneficia profissionais liberais

Boom imobiliário beneficia profissionais liberais


Arquitetos, decoradores e paisagistas navegam na onda do crescimento no mercado de imóveis e aumentam seu leque de clientes


Desde 2007, o Brasil vive um boom imobiliário. Na capital mineira, o Buritis ao lado do Castelo são os bairros onde esse crescimento è ainda mais acelerado. E com este aquecimento, não apenas a indústria da construção civil sai ganhando. Uma série de prestadores de serviços pega carona no sonho da casa própria. A começar pelos arquitetos. Seja um projeto de residência para um cliente individual, ou a planta de um condomínio para uma grande construtora, os campos de trabalho estão cada vez mais amplos.


Com as chaves do imóvel nas mãos, o consumidor pensa logo em mobiliar o interior. Para isso, muita gente contrata um decorador. "Eu senti que a procura cresceu muito nos últimos anos. Todo mundo quer uma casa bonita e muita gente tem medo de escolher sozinha os móveis e adornos. Eles querem aproveitar cada espaço, saber qual a melhor forma para ampliar o apartamento, ter ergonomia, melhor circulação e iluminação, uma funcionalidade dentro de sua casa, fazer daquele seu ambiente, um local tranquilo, um refúgio da cidade com conforto e praticidade", explica o designer de interiores e arquiteto, Edgard Resende.


Na busca de um ambiente mais agradável, muita gente lança mão de filosofias alternativas como o Feng Shui, conhecimento chinês milenar que orienta a posição dos objetos na casa para melhorar a harmonização energética do ambiente. E mais um profissional se destaca na cadeia de consumo do "morar bem": os arquitetos e decoradores com experiência na prática chinesa. "Muita gente não entende isso, as vezes nem tem noção. Mas temos uma procura de cerca de 30% por esta filosofia de decoração. Mesmo os que não sabem o significado, usamos este tipo de cultura porque traz mais harmonia para o ambiente. O barulho da água numa fonte, uma iluminação que valoriza o ambiente, são aspectos que todo mundo sabe que é bom, mas nem sempre têm a noção técnica disso ", conta Edgard.


Todas as classes
Antes do boom imobiliário, somente as classes mais elitizadas se preocupavam em contratar um especialista para decorar seu imóvel. Porém, isso mudou. Segundo Edgard Resende, hoje o leque de clientes é o mais amplo possível. Até mesmo porque, de acordo com o decorador, por causa da área compacta dos imóveis, cada espaço é altamente aproveitado pelo morador.  “Agente tem um histórico de que esse serviço é mais para a elite. Hoje em dia, com esse boom, essa demanda, tem um acelerado com apartamentos mais simples, a classe média também busca um padrão de qualidade. Aqui no Buritis, por exemplo, é um serviço que vem numa fase crescente”, relata.
 
Outro fator que contribui para essa nova realidade é a concorrência, que barateia o serviço, e a facilidade nos pagamentos. “Hoje todos queremos ter todo esse aparato na hora de decorar ou reformar seu imóvel. Pelo crescimento da procura aumentam também as empresas que prestam este serviço. Com essa concorrência maior, tem uma oferta melhor, e consequentemente preços melhores”, diz Edgar.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880