› Home  › Notícias  › Notícia

Projeto cria espaço de lazer e saúde no bairro

Projeto cria espaço de
lazer e saúde no bairro


Projeto “No Domingo, a Rua é Nossa” da PBH, sucesso em várias ruas da cidade, chega ao Buritis para se tornar mais uma boa opção para os moradores no fim de semana


Desde que foi lançado, em agosto de 2009, o projeto “No Domingo, a Rua é Nossa” tem contribuído para que muita gente deixe de lado o sedentarismo e saia de casa para se exercitar em ruas e avenidas de Belo Horizonte nos fins de semana. E pelo Buritis ser um local onde as pessoas reclamam da falta de mais espaços públicos de lazer, como já mostramos diversas vezes através de cartas e sugestões de moradores e empresas, nosso bairro acaba de entrar nesta rota do projeto.


No dia 29 de agosto, aconteceu na rua Senador Lima Guimarães, no quarteirão fechado da via, na esquina com José Rodrigues Pereira, o evento inaugural do projeto, com apresentações de músicos, danças e yoga, montagem de brinquedos para as crianças, além da participação de equipes médicas que mediram a pressão arterial, medição de glicose e avaliação de massa corporal. Para quem não se lembra, este espaço já havia sido pauta de uma matéria veiculada em abril deste ano no JORNAL DO BURITIS quando empresários estariam dispostas a montar lá um local para a prática de exercícios, reforçando assim a qualidade do local para o lazer e saúde.


Executado pela Secretaria Municipal Adjunta de Esportes (Smaes), em parceria com as secretarias regionais e outras instituições públicas e privadas, o projeto tem como objetivo criar condições para que moradores de Belo Horizonte pratiquem caminhada, corrida e se divirtam nas manhãs de domingo. Desde que começou a funcionar no bairro, a BHTrans fecha a via para não haver circulação de veículos e os pedestres ocupam o espaço, praticando as mais variadas atividades físicas. Mães levam os filhos para andar de bicicleta ou patins e muita gente simplesmente aproveita a oportunidade para um bate-papo des­contraído em um lugar normalmente ocupado pelos carros.


O “No Domingo, a Rua é Nossa” já é sucesso em diversos pontos da cidade: destaque para a avenida Bandeirantes, desde o Parque JK até a Praça da Bandeira, a avenida Otacílio Negrão de Lima, na orla da Lagoa da Pampulha, do Pic ao Museu de Artes, a pista interna da Praça Raul Soa­res e a avenida Prudente de Morais, da avenida do Contorno à rua Acaraú.


A expectativa da Prefeitura é que no Buritis o projeto tenha a mesma aceitação e participação dos demais locais. “É muito importante que toda a comunidade participe, que conheça as vantagens de um projeto como este. É uma oportunidade que os moradores do bairro têm para pode ter um espaço aberto de lazer para levar os filhos e ainda cuidar da saúde. Foi uma excelente idéia do prefeito Marcio Lacerda que está dando certo em todos os lugares onde a adotamos”, destaca secretário adjunto de Esportes, Fernando Blaser.


De acordo com Blaser, o projeto será levado a diversos outros pontos da capital, contemplando todas as regiões da cidade. “A rua , livre do tráfego de veículos, volta a ser uma área de convivência, propicia a valorização das pessoas no meio urbano, é um incentivo à prática da caminhada e de outras formas de lazer no espaço público”, ressalta o secretário. Os próximos lançamentos serão nas regiões Leste, Norte e Venda Nova. As datas e os locais estão em estudo e serão definidas em conjunto pela Smaes, BHTrans e secretarias regionais. O secretário Bla­ser informa, ainda, que, até o final de 2012, pretende estabelecer o “No Domingo, a Rua é Nossa” em 100 quilômetros de ruas e avenidas da cidade.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880