› Home  › Notícias  › Notícia

Buritis pronto para as eleições 2010

Buritis pronto para as eleições 2010
 
JORNAL DO BURITIS traz um raio-x completo das eleições 2010 no bairro para deixar os eleitores tranquilos e sem nenhuma dúvida na hora de escolher os nossos representantes
 
Há menos de um mês para as eleições que vão eleger os nosso representantes pelos próximos quatro anos a nível estadual e nacional, o JORNAL DO BURITIS dá todas as dicas para que o eleitor não se perca na hora de votar e, principalmente, para que fique tranquilo apenas para escolher quem julgam ser os melhores para nosso bairro, cidade, estado e país. Nestas eleições serão seis votos: o primeiro para Deputado(a) Estadual, o segundo para Deputado(a) Federal, o terceiro para Senador(a), o quarto para um segundo Senador(a) (que deve ser diferente do primeiro), o quinto para Governador(a) e o sexto para Presidente(a). As eleições serão no dia 3 de outubro, domingo, das 08h às 17h.
 
O Buritis possui 6401 eleitores distribuídos em quatorze seções, doze delas no Uni-BH (Avenida Professor Mário Werneck nº 1685) e outras duas na Escola Americana (Avenida Deputado Cristovam Chiaradia nº 120). Foram nomeados 70 mesários para trabalhar nesses locais, sendo que aproximadamente 45 deles são voluntários.
 
É interessante ressaltar nestes números que, no caso da quantidade de eleitores, por exemplo, o bairro teve um crescimento de mais 100% se comparado às eleições de 2006. Na época, o Buritis contava com 2.720 eleitores. Isso significa que o bairro hoje é mais significativo na escolha de nossos representantes e capaz de ter voz ativa na busca pelas nossas demandas. Outro crescimento significativo, que vai ajudar para que as eleições sejam mais tranquilas, é que hoje contamos também com o dobro de seções para votação e de mesários.
 
Mas mesmo assim estes números estão longe de demonstrar a verdadeira realidade do bairro. Hoje, por baixo estima-se que por aqui vivem mais de 20 mil pessoas com idade superior a 16 anos, portanto, aptar a votar. No entanto, a maioria delas muda para o bairro mas não transfere o título, ou seja, continua votando próximo ao bairro onde morava antigamente. Uma pena.
 
A eleição deste ano traz algumas novidades que os eleitores devem ficar atentos. A partir de agora, por exemplo, todos os eleitores são obrigados a apresentar no dia da votação, além do título de eleitor, um documento oficial com foto, como: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira profissional (OAB, CRM, etc.) ou carteira de motorista.

MAIS MUDANÇAS
De acordo com Maria Suely Rezende Vasconcelos Alves, Diretora do Cartório da 332ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, que atende a nossa região, essa mudança não é a única. “Neste ano temos também o voto em trânsito. O eleitor que se cadastrou na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto de 2010 para votar em trânsito, por motivo de viagem no dia da Eleição, tem o direito de votar para Presidente da República e de seu Vice. Este tipo de voto acontece nas seções específicas da capital do Estado, escolhida pelo eleitor. Em Belo Horizonte, as seções para ‘Voto em Trânsito’ funcionarão apenas no Minascentro”, explica.


Sobre a justificativa para quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição ela informa. “Eles poderão justificar sua ausência em qualquer seção eleitoral, devendo apresentar ao mesário o formulário de requerimento de justificativa eleitoral corretamente preenchido, acompanhado do título de eleitor e outro documento de identificação” lembra.
 
Caso o eleitor não justifique a ausência ele não poderá participar de concurso público, receber vencimentos se funcionário público, tirar CPF, passaporte, participar de concorrência pública, enfim, não poderá praticar nenhum ato o qual exija estar quite com a Justiça Eleitoral.
 
“O eleitor que estiver no exterior no dia da eleição terá o prazo de 30 dias, contados da sua volta ao País, para justificar perante o Cartório Eleitoral, a sua ausência às urnas, comprovada através de passaporte e passagens”, explica Maria Sueli.
 
Ela também lembra que quem quiser levar a famosa “cola” na hora de votar não tem problema algum. É muito importante que o eleitor leve anotado o número de seus candidatos porque serão seis votos e muitos números, o que pode confundir a cabeça do eleitor. A "colinha" está disponível no site do TRE (
www.tre-mg.gov.br), em "Eleições 2010", para impressão. No site também está disponível a relação dos candidatos, para consulta.
 
Tem preferência para votar os candidatos, juízes e seus auxiliares, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores maiores de 60 anos, enfermos, portadores de necessidades especiais, grávidas e lactantes.
 
Para quem tiver qualquer dúvida, Maria Sueli acrescenta que haverá plantões nos cartórios eleitorais até o dia da eleição. “O horário de funcionando dos Cartórios em Belo Horizonte é de 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados funciona de 12h às 19h em regime de plantão. Mais informações podem ainda ser obtidas no Disque-Eleitor pelo telefone: 3291-0004”, conclui.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880