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A estação ideal para cuidar do corpo

A estação ideal para cuidar do corpo
 
Clima ameno do inverno, que se estende até final de setembro, é apontado por especialistas como o melhor período para cuidar da pele e do corpo
 
O inverno não é apenas a estação "mais elegante do ano". É também a época propícia para quem quer fazer tratamentos de pele e iniciar alguma atividade física. Segundo especialistas, o frio pode potencializar os efeitos dos exercícios, favorecendo, principalmente, a perda de peso. Já os tratamentos que utilizam ácidos também são mais indicados nesta época do ano porque o sol é o maior inimigo da sensibilidade que ocorre com a pele após um processo de peeling.
 
“Engana-se quem pensa que os cuidados com a pele no inverno devem ser menores do que nos períodos quentes. As pessoas costumam relaxar com essas tarefas no frio. O vento em excesso, a baixa umidade do ar, os raios ultravioletas e as mudanças de hábitos como banhos muito quentes e demorados contribuem para o ressecamento e a descamação da pele”, diz a fisioterapeuta dermato-funcional da Fina Forma, Mariana Damian.
 
Para ajudar a hidratar a pele, a clínica de depilação a laser, emagrecimento e estética conta com tratamentos especiais e personalizados em todas as suas sete unidades. Mariana explica que na Fina Forma, os tratamentos mais procurados são a hidratação profunda, a luz pulsada e a radiofrequência que podem vir associados. “Os procedimentos para a pele não têm receita definida. Cada paciente passa por uma avaliação para que possamos definir qual o melhor método a ser utilizado de acordo com a sua necessidade”, diz.
 
Protetor solar no inverno?
Para ter uma pele saudável é preciso ficar sempre vigilante. A prevenção ainda é a melhor saída. A fisioterapeuta alerta que no inverno os raios ultravioletas podem ser até mais fortes do que no verão, porque geralmente são dias muito claros, sem nuvens no céu que possam filtrar os raios solares. “É fundamental o uso de protetor solar a cada duas horas e o uso de hidratante, coisa que muita gente deixa de fazer. As pessoas que já apresentam pele seca sofrem ainda mais nestas condições. É o caso daquelas que têm rugas, que devido ao ressecamento natural essas linhas de expressão tendem a aparecer ainda mais”.
 
Mariana também lembra que para hidratar a pele é necessário beber dois litros de água por dia. Outra dica é fugir dos banhos muito quentes e demorados (que são vilões na preservação do meio ambiente), assim como manter a pele limpa para que o hidratante cumpra seu papel.
 
Corpo sarado
O metabolismo corporal também se comporta de forma diferente no inverno. "Devido à baixa temperatura, o corpo humano gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea ideal. “Além de queimarmos mais calorias, temos a sensação de que nosso corpo se desgasta menos em baixas temperaturas, por isso somos capazes de realizar exercícios mais intensos por mais tempo. Ou seja, no inverno existem mais chances de a pessoa perder mais calorias durante uma atividade física, seja ela qual for", ensina Raquel Ayres Magalhães Vasconcelos, fisioterapeuta da clínica Clinlife.
 
A dica é colocar o corpo em movimento. "As atividades indicadas no inverno são as mesmas das outras estações: exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bicicleta, entre outros. Somente devemos dar mais atenção para a fase de aquecimento que antecede o treino. Outro ponto importante é que as atividades físicas são ótimas para evitar o aumento de peso comum durante o inverno e amenizar os efeitos do colesterol, ingerido em maior quantidade nos alimentos característicos da estação", diz Raquel.
 
A fisioterapeuta também aconselha as pessoas que possuem doenças respiratórias, alergias como rinite e sinusite, a evitarem as atividades que ampliam o contato do vento frio com a face. "Com a diminuição das chuvas há uma maior quantidade de poluentes acumulados no ar, dificultando a respiração. Pessoas com doenças respiratórias devem evitar treinar ao ar livre em dias muito secos e com muita poluição ou em dias frios. No mais é aproveitar as condições favoráveis para entrar em forma e chegar bem no verão”, conclui Raquel.

 
 

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