› Home  › Notícias  › Notícia

Centro Cultural abre inscrições para o segundo semestre

Centro Cultural abre inscrições para o segundo semestre
 
Fim de férias, volta às aulas, vida normal. Depois do descanso merecido das crianças é hora de retomar o ritmo do cotidiano. Com isso, voltam também os cursos e o ânimo para novos desafios. Para quem pensa assim, uma bela opção são as aulas do Centro Cultural Maria Lívia de Castro, que está com inscrições abertas para três cursos: musicalização para bebês, musicalização para crianças acima de quatro anos e artes plásticas.
 
A musicalização para bebês se baseia na premissa de que a criança é um ser “brincante” e, brincando, faz música, pois assim se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. Fazendo música, ela, metaforicamente, “transforma-se em sons”. Receptiva e curiosa, a criança pesquisa materiais sonoros, “descobre instrumentos“, inventa e imita motivos melódicos e rítmicos e ouve com prazer a música de todos os povos.
 
Pode-se dizer que o processo de musicalização de crianças começa espontaneamente, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo aí a presença da música. Nesse sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda, e todo o tipo de jogo musical têm grande importância, pois é por meio das interações que as crianças desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons. “Os momentos de troca e comunicação sonoro-musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com a música”, explica a coordenadora de arte, Maria Lívia de Castro. 
 
Para ministrar o curso, o Centro Cultural conta com a professora Érica Viviane Soares Barbosa, Arte Educadora, compositora e cantora, já com trabalhos infantis registrados, que acredita na educação musical como forma de despertar a sensibilidade e o convívio social das crianças
 
Já as aulas de musicalização para crianças acima de quatro anos, a intenção é proporcionar aos alunos experiências lúdicas, participativas e de construção de conhecimento musical. As aulas têm o objetivo de explorar a sonoridade, o timbre, o ritmo, a intensidade, o contraste e a melodia, sempre através de jogos musicais lúdicos. “Estes exercícios promovem o desenvolvimento da percepção auditiva, concentração, observação, coordenação motora, socialização, domínio rítmico e dicção e influenciam em todo o cotidiano da criança”, destaca Maria Lívia. 
 
As aulas têm como propósito, também, investir na educação vocal das crianças, pois o canto é uma atividade básica e fundamental para o desenvolvimento da afinação e do sentido da audição.
 
E para que o curso se torne o mais atrativo e eficiente possível, o Centro Cultural conta com a experiência do professor Vinicius Prado, licenciado em música pela UEMG, além de ter vários cursos na Fundação de Educação Artística. Tem extensa pesquisa sobre cultura popular brasileira e atua como músico em grupo instrumental na linguagem do Choro.
 
No trabalho de musicalização infantil há 10 anos, Vinícius agrega novos materiais pedagógicos musicais à sua pesquisa, com ênfase na identidade cultural brasileira, jogos, brincadeiras e histórias sustentado por valores humanos universais.
 
Artes plásticas
O curso de artes plásticas tem como proposta a apreciação e a criação artística através de diversas técnicas de desenho, pintura, escultura e gravura, bem como fotografia, modelagem em argila, o teatro de bonecos, brinquedos óticos, entre outros. As atividades em arte contribuem para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da observação, da habilidade manual, da sensibilidade e do senso rítmico. 
E assim como acontece nos cursos de musicalização, o diferencial das artes plásticas do Centro Cultural Maria Lívia de Castro está na capacidade da professora Mariana Cunha Discacciati, graduada em Licenciatura e em Bacharelado em Gravura na Escola de Belas Artes da UFMG.
 
Com a experiência de ter ministrado diversas oficinas de Artes Visuais para crianças, adolescentes e adultos, dentre elas o Curso Livre de Xilogravura, realizado na UFMG, teve ainda seus resultados apresentados no Congresso de Formación Artística y Cultural para la Región de América Latina y el Caribeem 2007. Participou de vários congressos e seminários sobre Educação e Ensino de Arte e de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recentemente participou de uma formação a distância do Instituto Ayrton Senna focada na proposta de educação para o desenvolvimento humano e de Educação pela Arte.
 
“Nas aulas de arte busco desenvolver os potenciais de cada aluno e promover o desenvolvimento da criatividade, além de mostrar às crianças uma grande diversidade cultural e artística através da apreciação de obras de arte, ampliando suas visões de mundo”, destaca a professora.
 
SERVIÇO:
Quem tiver o interesse em se inscrever para algum dos três cursos ou ainda para saber mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3378-8470. O curso de musicalização para bebês acontece em quatro horários diferentes no período da manhã, nas quintas-feiras. Já os cursos de musicalização para crianças e artes plásticas acontecem em duas opções de turnos em quatro horários diferentes, nas sextas-feiras. O Centro Cultural Maria Lívia de Castro funciona na rua Tereza Mota Valadares, 603, esquina com rua Cônsul Walter. 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880