› Home  › Notícias  › Notícia

EDITORIAL - JUNHO 2010

BAIRRO MAIS LIMPO

 

Desde a edição de janeiro deste ano o JORNAL DO BURITIS está empenhado em uma campanha para tornar o bairro mais limpo e bonito. Quem está acompanhando sabe que nos últimos seis meses o jornal tem sido um implacável vigilante contra a poluição visual no bairro. Em todas as edições, denunciamos em nossas páginas aqueles sujões que desrespeitam a lei e poluem o bairro com suas faixas irregulares.

 

Assim como em ocasiões anteriores, quando encampamos boas e justas causas que contribuíram para melhorar a qualidade de vida no bairro, a iniciativa do jornal tem dado resultados concretos. Mês a mês o número de faixas irregulares no bairro está diminuindo consideravelmente. Em maio aconteceu a redução mais significativa. Você pode conferir em reportagem na página 12 que, segundo a Secretaria de Administração Regional Oeste, a apreensão de faixas teve uma redução de 60%, o que não deixa de ser um índice bastante significativo.

 

Esta, por enquanto, parcial vitória, não é fruto somente da campanha promovida pelo jornal. É necessário reconhecer que contamos com um aliado importante nessa batalha contra os sujões. A Prefeitura, por meio da Regional Oeste, que é a responsável pela fiscalização também encampou a idéia. Por determinação da Secretária Neusa Fonseca, a regional ampliou a fiscalização.

 

Os fiscais da regional agora passam três vezes por semana no bairro, recolhem as faixas e aplicam as multas aos infratores. A reportagem do JORNAL DO BURITIS chegou a flagrar duas vezes alguns estabelecimentos colocando faixas e minutos depois o caminhão da regional passou recolhendo a propaganda irregular.

 

No entanto, o nosso principal aliado não poderia ser outro se não a própria comunidade. Foram inúmeros os telefonemas e emails que recebemos nos parabenizando pela iniciativa. E, mais do que isso, contribuindo com ela. Alguns dos “sujões” perceberam que a comunidade, ou seja, os consumidores,  resolveram boicotar os seus produtos. Algumas lojas sentiram no caixa que anunciar com faixas de forma irregular e ainda por cima poluindo o bairro passou a ser uma péssima estratégia de marketing, muitas vezes dando efeito contrário.

 

E a partir de agora os “sujões” que tratem de respeitar a lei. A mesma reportagem da página 12 traz o prefeito Marcio Lacerda solicitando o apoio do Ministério Público para acabar com essa sujeira na cidade. A prefeitura preparou um dossiê e um relatório comprovando que colocar uma faixa irregular ou um cartaz em um poste pode ser enquadrado como crime ambiental ou dano contra o patrimônio público. E isso dá cadeia, com penas que variam de seis meses a três anos de prisão.

 

Algum sujão mais atrevido pode pensar que jamais isto vai acontecer. Mas a gente lembra que até bem pouco tempo atrás jamais imaginaríamos ver um governador do Distrito Federal sendo cassado, preso e passando um bom tempo atrás das grades. É um claro sinal da mudança dos tempos. 

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880