› Home  › Notícias  › Notícia

Parceria público-privada pode criar novo espaço de lazer

Empresa do Buritis busca autorização e projeto da prefeitura para a criação de uma pista de Cooper e caminhada em via fechada do bairro
 
     O Buritis, apesar de toda sua verticalização, ainda é um dois bairros mais privilegiados quando o assunto é espaço público de convívio e lazer. O maior e mais completo é o Parque Aggeo Pio Sobrinho, com pistas para caminhada e Cooper, brinquedos para crianças, quadra para a prática de vôlei, basquete e futebol, entre outros benefícios. Porém, por motivos diversos tem gente que prefere outros espaços do bairro para fazer seus exercícios.  
 
     Um dos pontos mais procurados pelos moradores é a rua Senador Lima Guimarães, no quarteirão sem saída em frente à entrada da Mata da Copasa. Diariamente, muitas pessoas usam a via para a prática de caminhada e Cooper, segundo o empresário Paulo de Tarso Ribeiro, diretor da Oficina do Tenista, que funciona no outro quarteirão da rua.
 
     E foi pensando nisso, que o empresário enviou uma carta à prefeitura de Belo Horizonte solicitando autorização e um projeto para tornar essa via ainda mais completa e atrativa para os moradores do Buritis. “O local é bom, mas pode ficar melhor. O problema é que muitas pessoas usam essa via como estacionamento, com um alto movimento de veículos que nem precisam passar por aqui, já que a rua não tem pontos comercias; apenas dois pequenos prédios e duas casas”, explica.
 
     Para isso, na carta ele solicitou também que a BHTrans faça um estudo para diminuir esse fluxo de veículos na via, que ela seja usada apenas para o trânsito local. “Isso a equipe de engenharia iria definir. Talvez o bom seria usar apenas um lado da via como estacionamento, proibindo o outro lado. Seria mesmo um estudo feito pela prefeitura e pela BHTrans para ver o que fica mais viável”, destaca Paulo.
 
     Mesmo estando ainda em fase de estudo, o projeto tem tudo para ser viabilizado. Primeiro porque foi o próprio prefeito Marcio Lacerda quem quer incentivar o uso de locais públicos como espaço de convívio e lazer. Várias vias da cidade já estão sendo fechadas para o trânsito de veículos e utilizadas como espaços de lazer. As avenidas Bandeirantes e Prudente de Morais são algumas.
 
     Por outro lado, o projeto não teria nenhum ônus para a PBH, segundo o empresário. “Nossa intenção é uma parceria público-privada, com a prefeitura liberando o projeto e nós entramos com a parte financeira. Já tivemos vários casos de parceria com outras empresas em vários cantos do país e não faz sentido investir em outros locais e esquecermos do próprio local onde moramos e temos comércio. Basta a liberação da obra”, diz Paulo.
 
     E tirando o problema dos veículos que usam a via para estacionar, o local é mesmo muito atrativo para os esportistas. Com muitas áreas verdes e pouco movimento, vira um ponto ideal para quem quer entrar em forma ou apenas curtir um ambiente agradável de convívio com vizinhos. Tal área já foi até motivo de reportagem no JORNAL DO BURITIS. “A via é toda arborizada, plana, sem barulho, ideal para a prática dos exercícios. Sem falar que ao contrário da área plana da Mário Werneck (perto do Rancho Fundo) aqui eles têm muita sombra e não precisam ficar respirando a fumaça de veículos. Tem ainda a Mata da Copasa, com muitas aves circulando pelo local e até micos que às vezes aparece pela via. Ou seja, a obra vai tornar um lugar que já é bom ainda muito melhor”, conclui Paulo Ribeiro.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880