› Home  › Notícias  › Notícia

Começa a campanha de vacinação contra a gripe suína

 

Moradores do bairro que estão dentro dos grupos que serão imunizados devem ficar atentos aos locais e datas de vacinação
 
     Com o verão e o período chuvoso chegando ao fim, o Brasil volta a se preocupar com um sério problema que tanto assustou no ano passado: a gripe suína. Com a preocupação de uma nova epidemia, a tão esperada campanha de vacinação contra o vírus Influenza A começou na segunda-feira dia 8 de março. Nesta primeira fase da campanha, que foi divida em cinco etapas, estão sendo vacinados os profissionais de saúde envolvidos diretamente no enfrentamento da doença e os povos indígenas, até o dia 19 de março.
 
     Mas os moradores do Buritis devem ficar atentos. Os próximos da lista são as gestantes, que representam boa parte da população do bairro, além de pessoas com problemas crônicos (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias) e as crianças entre seis meses e dois anos de idade. Para as futuras mamães, consideradas o grupo de maior risco de infecção do vírus, a vacinação acontece entre os dias 22 de março e 2 de abril.
 
     Em seguida é a vez da faixa etária que também se apresenta em grande volume no bairro: os jovens entre 20 e 29 anos de idade, também considerados entre os grupos de maior risco da nova gripe. Nesta etapa, a vacinação acontece entre os dias 5 e 23 de abril.
 
     Já entre os dias 24 de abril e 7 de maio, é a vez dos idosos com doenças crônicas. Encerrando a campanha, vão ser vacinados adultos entre 30 e 39 anos de idade. Estes recebem a vacina entre os dias 10 e 21 de maio.
 
     Os demais grupos, como crianças e adolescentes entre 2 e 20 aos, adultos acima de 39 anos, além de idosos saudáveis, não farão parte da campanha, já que, segundo o Ministério da Saúde, não fazem parte de grupos de risco. Para estes que fazem parte desses grupos e querem se imunizar contra a gripe suína, devem procurar instituições de saúde particulares que estão negociando doses da vacina diretamente com as indústrias que produzem o antiviral.
 
ONDE SE IMUNIZAR
 
     Em todo o estado, as 28 gerências regionais de saúde já estão com 232.800 doses que vão atender a primeira fase da campanha, voltada para profissionais da área de saúde e indígenas. Para a segunda etapa, que vai imunizar as gestantes e os doentes crônicos, as doses das vacinas também já chegaram na capital e vão ser enviadas a tempo do início da imunização que começa no próximo dia 22.
 
     Em Belo Horizonte, todos os centros de saúde municipais vão participar da campanha de vacinação. Para os moradores do Buritis que fazem parte dos grupos de risco e, com isso, estão aptos a receber a dose da vacina, os locais mais próximo são o Centro de Saúde do bairro Palmeiras, na avenida Dom João VI, 821; Centro de Saúde Havaí, na rua Manila, 432, no bairro Estrela Dalva; Centro de Saúde Betânia, rua das Canoas, 262; e o Centro de Saúde Vila Leonina, na rua Onze de Abril, 240, Jardim América. Todos os centros de saúde funcionam de segunda a sexta de 8h às 19h. A campanha também contará com postos volantes instalados na Câmara Municipal, Mercado Central, Posto Psiu, Praça Sete, Praça da Liberdade e na Rodoviária.
 
     Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Nacur, o objetivo da campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) é reduzir as internações e óbitos nos grupos de maior risco de contaminação pelo vírus da doença. “O que buscamos é proteger a população de maior vulnerabilidade, que pode ser acometida pela Influenza A (H1N1)”, explica Nacur. A campanha tem como objetivo imunizar 1,2 milhão de pessoas na capital.
 
CONFIRMA O CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO:
 
 

QUEM
QUANDO
ONDE
Profissionais de Saúde e Povos Indígenas
08 a 19 de março
LOCAIS MAIS PROXIMOS DO BURITIS:
 
* Centro de Saúde do bairro Palmeiras, na avenida Dom João VI, 821 * Centro de Saúde Havaí, na rua Manila, 432, no bairro Estrela Dalva
* Centro de Saúde Betânia, rua das Canoas, 262
* Centro de Saúde Vila Leonina, na rua 11 de Abril, 240, Jardim América
Todos os centros de saúde funcionam de segunda a sexta de 8h às 19h.
Gestantes; pessoas com doenças crônicas (diabetes, obesidade, asma e cardiopatias) e crianças entre seis meses e dois anos de idade
22 de março a 02 de abril
Jovens entre 20 e 29 anos de idade
5 a 23 de abril
Pessoas com mais de 60 anos se vacinam contra a gripe comum. Quem tiver acima de 60 anos, com doença crônica, será vacinado contra a gripe pandêmica
24 de abril a 07 de maio
Adultos entre 30 e 39 anos de idade
10 a 21 de maio

 
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880