› Home  › Notícias  › Notícia

A lista suja – Editorial de Janeiro 2010

      Nestes quase seis anos de JORNAL DO BURITIS, a principal diretriz que norteou a linha editorial do jornal foi melhorar e valorizar o nosso bairro. O surgimento do jornal trouxe, sem dúvida alguma, um novo olhar para o Buritis. O que antes era visto apenas um bairro com enormes problemas de trânsito passou a ser considerado também por suas inúmeras virtudes. Por meio de suas reportagens, o jornal revelou, tanto para os moradores quanto para as pessoas de fora, que, apesar do trânsito complicado, o bairro tinha inúmeros outros aspectos que mereciam ser destacados e enaltecidos.
      Depois de tantas vitórias e conquistas que alcançamos incorporando às páginas do jornal os anseios e reivindicações da comunidade, agora partimos para mais uma. Um dos principais problemas dos grandes centros urbanos do país é a poluição visual. Em 2007, São Paulo, a maior metrópole do país, deu o exemplo. Conseguiu execrar de vez a praga dos outdoors. Quem freqüentava a capital paulista há três anos e vai hoje à cidade percebe com clareza o tanto que a chamada lei Cidade Limpa trouxe benefícios para os moradores.
      Aqui em Belo Horizonte a prefeitura está tentando fazer o mesmo. O novo Código de Posturas que está em discussão na Câmara Municipal não é tão radical como o de São Paulo, mas reduz em 85% a quantidade de placas de outdoor pela cidade. Enfrentar o lobby das empresas do setor não é fácil. O segmento movimenta milhões de reais. Mas a prefeitura promete ser firme e aprovar a lei já no início deste ano.
      No entanto, não basta apenas se preocupar com os outdoors. Em termos de poluição visual, a capital mineira sofre com outra praga: as terríveis faixas irregulares que se espalham por toda a cidade, num flagrante desrespeito ao que diz a lei. O nosso bairro é um dos campeões deste tipo de infração. E o que é pior: gasta-se um enorme montante de dinheiro público para limpar esta sujeira das ruas.
      Não se trata apenas de descumprir a lei, de um procedimento que deixa o bairro feio, com uma aparência desagradável, poluída. Quem comete este tipo de infração revela um tipo de personalidade extremamente egoísta, que pensa apenas em si mesmo, que quer levar vantagem em tudo. Usam o espaço público, que é de todos, como se fosse o quintal da própria casa.
      O JORNAL DO BURITIS já fez várias reportagens abordando e tentando conscientizar moradores e empresas sobre este problema que é recorrente no bairro. Mas pouco tem adiantado. Diante disso, a partir deste mês o jornal vai denunciar permanentemente estes infratores, que sujam e emporcalham o lugar onde moramos e criamos nossos filhos. Todos os meses o jornal vai publicar a lista dos sujões, aqueles espertalhões que burlam a lei e agridem o meio ambiente em detrimento da beleza do nosso bairro e da qualidade de vida dos nossos moradores.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880