› Home  › Notícias  › Notícia

IPTU 2010: saiba como tirar suas dúvidas

      A Prefeitura de Belo Horizonte enviou no início deste mês os boletos do IPTU 2010. A previsão é de que todas as correspondências fossem entregues até o dia 9 de janeiro. Por isso, os moradores do bairro que ainda não receberam o boleto ou receberam com o valor indevido devem se apressar para ainda poderem pagar o imposto com o desconto.
      O contribuinte de Belo Horizonte pode também consultar o valor do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) no site da prefeitura na internet (www.pbh.gov.br). Há duas possibilidades para visualizar o boleto: uma com o índice cadastral do imóvel e outra com a entrada simultânea do CPF do proprietário e CEP do imóvel.
      Quem optar pelo pagamento à vista garante o direito do desconto de 7%, com vencimento em 20 de janeiro. Quem optar pelo pagamento parcelado deve aguardar o recebimento da guia. O vencimento da primeira parcela será no dia 15 de fevereiro.
      Conforme o JORNAL DO BURITIS anunciou com exclusividade na edição passada, o tão alardeado “aumento de 150%” no valor do IPTU nos imóveis do bairro simplesmente não aconteceu. Até o fechamento desta edição, no dia 7 de janeiro, a reportagem do jornal não havia constatado nenhum aumento desse montante nos imóveis do bairro.
      No entanto, para quem deseja discutir o valor o pedido de revisão do IPTU 2010 deve ser feito pelo contribuinte indicado na guia ou por pessoa expressamente autorizada, impreterivelmente até o dia 5 de fevereiro. Além de divergência no valor venal, o contribuinte pode questionar dados incorretos e até pedir a remissão parcial ou total do imposto, desde que comprove que sua situação econômica não permite a liquidação do débito.
      Para sanar as dúvidas, o contribuinte já tem a sua disposição vários pontos de atendimento da PBH pela cidade para poder consultar. Para os moradores do Buritis o ponto mais próximo fica na Av. Barão Homem de Melo, 282, bairro Nova Suissa. O contribuinte também pode utilizar o Quem optar pelo pagamento à vista do IPTU tem desconto de 7% telefone 156 da prefeitura.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880